ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM GEOGRAFIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª 2 º SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
VALORIZAÇÃO DA TERCEIRA IDADE
IMAGINE UM MUNDO ONDE TODOS OS IDOSOS SÃO SAUDÁVEIS, APRENDEM, TRABALHAM, SE DIVERTEM E SÃO FELIZES!
PARA QUE ISSO SEJA POSSÍVEL PARA TODAS AS PESSOAS IDOSAS, EXISTEM LEIS ESPECÍFICAS, ESSAS LEIS SÃO COMO REGRAS DE UM JOGO, EM QUE TODOS PRECISAM SEGUIR, PARA QUE, TAMBÉM TODOS, POSSAM SER BENEFICIADOS E SE DIVERTIR.
AS LEIS REFERENTES AOS IDOSOS ESTÃO REUNIDAS NO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA ELE GARANTE QUE TODOS TENHAM DIREITOS GARANTIDOS, COMO:
- CUIDAR DA SAÚDE, ELE GARANTE QUE OS IDOSOS TENHAM ATENDIMENTO MÉDICO RÁPIDO E DE QUALIDADE.
- TER MORADIA, TODO MUNDO PRECISA DE UM LAR, O ESTATUTO PREVÊ QUE TODOS OS IDOSOS TENHAM UM LUGAR PARA VIVER COM DIGNIDADE.
- SER RESPEITADO, É GARANTIDO AO IDOSO QUE TODOS DEVEM RESPEITÁ-LOS.
- APRENDER, TODOS OS IDOSOS DEVEM TER GARANTIDO ACESSO À EDUCAÇÃO E À CULTURA.
- TRABALHAR, TODOS DEVEM PODER TRABALHAR DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E SEM PRECONCEITO OU EXCLUSÃO.
O TRABALHO É IMPORTANTE PORQUE NOS AJUDA A NOS MANTERMOS ATUALIZADOS, CRESCER, APRENDER ALÉM DA QUESTÃO FINANCEIRA QUE TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE.
MAS E OS IDOSOS, PODEM TRABALHAR? CLARO QUE SIM! MUITOS IDOSOS GOSTAM DE TRABALHAR E TÊM MUITA EXPERIÊNCIA PARA OFERECER. MAS É IMPORTANTE QUE ELES TENHAM OS MESMOS DIREITOS QUE OS OUTROS TRABALHADORES, COMO RECEBER UM SALÁRIO JUSTO E TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO.
QUESTÃO 01
A PRINCIPAL FUNÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO É
A) PUNIR AS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM OS IDOSOS.
B) GARANTIR OS DIREITOS DAS PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS.
C) OBRIGAR OS IDOSOS A TRABALHAREM ATÉ OS 70 ANOS.
D) PROIBIR OS IDOSOS DE TRABALHAR, PASSEAR E DIRIGIR.
QUESTÃO 02
O TRABALHO É IMPORTANTE PARA AS PESSOAS IDOSAS
A) PORQUE OBRIGA-OS A SE MANTEREM ATIVOS.
B) PORQUE O TRABALHO É A ÚNICA FORMA DE TER DINHEIRO.
C) PORQUE ELES SE SENTEM ÚTEIS E INTEGRADOS À SOCIEDADE.
D) TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES ESTÃO CORRETAS.
QUESTÃO 03
APÓS A LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO DE IDEIAS COM OS COLEGAS RESPONDA.
O ESTATUTO DA PESSOA IDOSA É IMPORTANTE? ESTE DOCUMENTO É RESPEITADO?
QUESTÃO 04
COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A) ESCREVAM UMA OU MAIS SUGESTÕES QUE PODEM AUXILIAR OU MELHORAR A INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS EM DIFERENTES LUGARES COM O DEVIDO RESPEITO A SUAS NECESSIDADES E PARTICULARIDADES.
PARA SABER MAIS
ACESSE: Estatuto da Pessoa Idosa. BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. DISPONÍVEL EM: www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/pessoa-idosa/estatuto-da-pessoa-idosa.pdf
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Forma de composição de textos da esfera política e reivindicatória das políticas públicas: Políticas públicas: resoluções, pareceres, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição, Leis Trabalhistas, Código de Defesa do Consumidor. Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia: Emprego formal e informal; desemprego e subemprego. Leis trabalhistas. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0171) Reconhecer a importância das leis na preservação da vida humana e cidadã. (EJALP0172) Produzir, com a mediação do professor, pequenos textos a partir das leis que garantam políticas públicas. (EJAGE0119) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que o envolvem. |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. – Imagens DICIO, Dicionário Online de Português, definições e significados. Disponível em: www.dicio.com.br/substantivo/. Acesso em: 05/08/2024. |