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Língua Portuguesa – Elementos paralinguísticos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/retrato-rosto-ou%c3%a7o-falar-vejo-3757153/. Acesso em 19/02/2023.

Elementos paralinguísticos

Os elementos  paralinguísticos são aqueles que complementam a comunicação e muitas vezes passam subentendidos na interação interpessoal, como risos, suspiros, pausas, silêncio, tom de voz, ritmo, respiração e hesitações. Estes elementos fazem parte de expressão corporal e estados emocionais, revelados em atitudes comportamentais diante dos nossos momentos de fala. A comunicação verbal e não verbal acontece em níveis simultâneos em nosso cérebro, desta forma os elementos paralinguísticos fazem parte da nossa oralidade, e são especialmente voltados para um reforço da fala.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Ao declamar um poema é muito importante observar atentamente a pontuação e seus recursos expressivos como as metáforas. Em sua opinião como deve ser o tom de voz de quem vai declamar um poema? Justifique observando os elementos paralinguísticos e suas especificações.

QUESTÃO 2

Por que os elementos paralinguísticos também podem ser chamados como recursos cinestésicos?

(A) Porque estão altamente ligados à nossa concentração

(B) Porque estão altamente ligados à nossa percepção e sensação

(C) Porque estão altamente ligados à nossa educação

(D) Porque estão altamente ligados à nossa audição

QUESTÃO 3

Os elementos paralinguísticos complementam a nossa comunicação,  não são verbais e muitas vezes estão presentes em nossas falas. Mencione aqui alguns exemplos de paralinguagem.

QUESTÃO 4

A paralinguagem está fortemente presente em nosso discurso, como: pausas, risos e e suspiros.  Aponte abaixo outros exemplos de paralinguagem:

(A) falar em público, sorrir e dançar

(B) pigarrear, sorrir e dançar

(C) cantar, sorrir e dançar

(D) tom de voz, ritmo e respiração


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente curricular Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0624) Analisar os efeitos de sentido produzidos pelos elementos linguísticos, semióticos (recursos gráfico-visuais) e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos  

(EJALP0625) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios e outras)    
Referencial teórico: CORRAZE, J. As comunicações não verbais. (Trad. Roberto Cortes de Lacerda). Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

COTES, C; FERREIRA, L. P. Voz e gesto em telejornalismo. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 29-38, 2001.

DAVIS, F. Comunicação não verbal. (Trad. Antônio Dimas). São Paulo: Summus, 1979.