Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Elementos paralinguísticos
Os elementos paralinguísticos são aqueles que complementam a comunicação e muitas vezes passam subentendidos na interação interpessoal, como risos, suspiros, pausas, silêncio, tom de voz, ritmo, respiração e hesitações. Estes elementos fazem parte de expressão corporal e estados emocionais, revelados em atitudes comportamentais diante dos nossos momentos de fala. A comunicação verbal e não verbal acontece em níveis simultâneos em nosso cérebro, desta forma os elementos paralinguísticos fazem parte da nossa oralidade, e são especialmente voltados para um reforço da fala.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Ao declamar um poema é muito importante observar atentamente a pontuação e seus recursos expressivos como as metáforas. Em sua opinião como deve ser o tom de voz de quem vai declamar um poema? Justifique observando os elementos paralinguísticos e suas especificações.
QUESTÃO 2
Por que os elementos paralinguísticos também podem ser chamados como recursos cinestésicos?
(A) Porque estão altamente ligados à nossa concentração
(B) Porque estão altamente ligados à nossa percepção e sensação
(C) Porque estão altamente ligados à nossa educação
(D) Porque estão altamente ligados à nossa audição
QUESTÃO 3
Os elementos paralinguísticos complementam a nossa comunicação, não são verbais e muitas vezes estão presentes em nossas falas. Mencione aqui alguns exemplos de paralinguagem.
QUESTÃO 4
A paralinguagem está fortemente presente em nosso discurso, como: pausas, risos e e suspiros. Aponte abaixo outros exemplos de paralinguagem:
(A) falar em público, sorrir e dançar
(B) pigarrear, sorrir e dançar
(C) cantar, sorrir e dançar
(D) tom de voz, ritmo e respiração
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente curricular | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0624) Analisar os efeitos de sentido produzidos pelos elementos linguísticos, semióticos (recursos gráfico-visuais) e estilísticos presentes nos diferentes gêneros textuais/discursivos (EJALP0625) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios e outras) |
Referencial teórico: | CORRAZE, J. As comunicações não verbais. (Trad. Roberto Cortes de Lacerda). Rio de Janeiro, Zahar, 1982. COTES, C; FERREIRA, L. P. Voz e gesto em telejornalismo. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 6, n. 1, p. 29-38, 2001. DAVIS, F. Comunicação não verbal. (Trad. Antônio Dimas). São Paulo: Summus, 1979. |