You are currently viewing Língua Portuguesa: Elementos de uma notícia

Língua Portuguesa: Elementos de uma notícia

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFrNAJReZ0/mSrrEUG7X50yRoPxbMHayw/edit

Elementos de uma notícia

Fatos – São informações objetivas e verificáveis que compõem a essência da notícia. Eles respondem às perguntas fundamentais: O quê? Quem? Onde? Quando? O fato é a base da notícia e deve ser apresentado de forma imparcial e com fontes confiáveis.

Participantes – São as pessoas ou grupos envolvidos no fato noticiado. Eles podem ser indivíduos, organizações, governos ou qualquer outra entidade relevante para a história. É importante identificar corretamente os participantes para entender suas perspectivas e motivações.

Local – É o lugar onde o fato aconteceu. Esse elemento é fundamental para contextualizar a notícia e compreender como a localização pode influenciar a situação relatada.

Momento/Tempo da Ocorrência – O momento em que o fato ocorreu também é essencial para a compreensão da notícia. A cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.


Questão 1

Os elementos essenciais de uma notícia são:
A) Apenas os fatos.

B) Apenas os participantes.

C) Fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.

D) Local e momento/tempo da ocorrência.


Questão 2

Leia a notícia e identifique o fato e os participantes da notícia.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFrJhaA0II/Qa0DpnzjvRh8ELIczFOLEw/edit

Questão 3

O objetivo principal de uma notícia é:

A) Entreter o público com histórias fictícias.

B) Promover um ponto de vista político.

C) Informar, educar e apresentar fatos relevantes.

D) Aumentar a confusão sobre eventos recentes.


Questão 4

Busque por uma notícia que aborda um evento relacionado ao meio ambiente, como desastres naturais, mudanças climáticas ou ações de preservação. 

O seu desafio será ler a notícia e analisar os impactos do evento, entender as medidas tomadas pelos participantes para enfrentar a situação e refletir sobre a importância da sustentabilidade.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componentes Curriculares:Língua Portuguesa e História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0312) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência
(EJAHI0313) Conhecer as principais contribuições dos movimentos sociais na organização comunitária e fortalecimento da economia local
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período.