Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Elementos de uma notícia
Fatos – São informações objetivas e verificáveis que compõem a essência da notícia. Eles respondem às perguntas fundamentais: O quê? Quem? Onde? Quando? O fato é a base da notícia e deve ser apresentado de forma imparcial e com fontes confiáveis.
Participantes – São as pessoas ou grupos envolvidos no fato noticiado. Eles podem ser indivíduos, organizações, governos ou qualquer outra entidade relevante para a história. É importante identificar corretamente os participantes para entender suas perspectivas e motivações.
Local – É o lugar onde o fato aconteceu. Esse elemento é fundamental para contextualizar a notícia e compreender como a localização pode influenciar a situação relatada.
Momento/Tempo da Ocorrência – O momento em que o fato ocorreu também é essencial para a compreensão da notícia. A cronologia dos eventos é crucial para entender o contexto histórico e social em que a situação se desenvolveu.
Questão 1
Os elementos essenciais de uma notícia são:
A) Apenas os fatos.
B) Apenas os participantes.
C) Fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência.
D) Local e momento/tempo da ocorrência.
Questão 2
Leia a notícia e identifique o fato e os participantes da notícia.
Questão 3
O objetivo principal de uma notícia é:
A) Entreter o público com histórias fictícias.
B) Promover um ponto de vista político.
C) Informar, educar e apresentar fatos relevantes.
D) Aumentar a confusão sobre eventos recentes.
Questão 4
Busque por uma notícia que aborda um evento relacionado ao meio ambiente, como desastres naturais, mudanças climáticas ou ações de preservação.
O seu desafio será ler a notícia e analisar os impactos do evento, entender as medidas tomadas pelos participantes para enfrentar a situação e refletir sobre a importância da sustentabilidade.
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagogia |
Componentes Curriculares: | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0312) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência (EJAHI0313) Conhecer as principais contribuições dos movimentos sociais na organização comunitária e fortalecimento da economia local |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período. |