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Língua Portuguesa – Elementos anafóricos e catafóricos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/%C3%B3culos-livro-telefone-iphone-1052023/ Acesso em 07/06/2023.

ELEMENTOS ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS

Os elementos anafóricos e catafóricos são recursos importantes na coerência de um texto porque ajudam a estabelecer a conexão entre as diferentes partes do texto e a deixá-lo mais claro para o leitor. Ao utilizar esses elementos, o escritor ou falante indica claramente a referência dos termos, evitando ambiguidade e confusão. Observe agora a distinção entre os elementos anafóricos e os elementos catafóricos:

Elementos anafóricos são termos que remetem a uma palavra já mencionada anteriormente na frase ou no texto. Por exemplo: “João disse que gostava de ler, mas ele não tinha tempo” – a palavra “ele” está sendo utilizada como elemento anafórico, referindo-se a João.

Elementos catafóricos são termos que são mencionados antes de seu referente, ou seja, antecipam a referência a um termo que será mencionado posteriormente. Por exemplo: “Ele gostava de tê-lo próximo. João fazia questão de seu chapéu” – a palavra “lo” é um elemento catafórico, antecipando a referência a chapéu que será mencionado posteriormente.

Sem os elementos anafóricos e catafóricos, o texto pode se tornar desorganizado e difícil de entender. O uso consistente de elementos anafóricos e catafóricos ajuda a estabelecer uma relação lógica entre as ideias do texto, o que torna a leitura mais fluida, coesa e coerente. Em suma, os elementos anafóricos e catafóricos impedem a repetição excessiva de termos, tornando o texto mais claro e garantindo um encadeamento lógico das ideias principais que o fundamentam.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Identifique os elementos anafóricos e catafóricos nos fragmentos abaixo:

a) As pessoas que frequentam a biblioteca sabem que é um espaço reservado para o conhecimento. Por isso, elas se sentem à vontade para estudar lá.

b) Mariana comprou uma casa. Ela é grande, espaçosa e possui um belo jardim ornamental.

c) O carro estava com problemas e precisava ser consertado. Não sabia como iria pagar por isso, mas tinha que fazer algo

QUESTÃO 2

Analisando criteriosamente como são conceituados os elementos anafóricos. Identifique o elemento anafórico no trecho abaixo:

“O João adora cozinhar para a família. Ele faz os melhores pratos.”

(A) adora

(B) cozinhar

(C) família

(D) ele

QUESTÃO 3

Observe com muita cautela a teoria sobre os elementos anafóricos e catafóricos e em seguida responda, como fica o texto sem a presença destes elementos?

QUESTÃO 4

Revise a teoria sobre os elementos catafóricos e identifique o elemento catafórico no trecho abaixo:

“Depois que terminou a prova, Maria a devolveu ao professor.”

(A)  prova

(B) Maria

(C) casa

(D) descansou


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0633) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral e outros), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos   

(EJALP0635) Analisar e utilizar recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos  
Referências bibliográficas:LOBATO, Lúcia Maria Pinheiro. Sintaxe gerativa do português: da teoria padrão à teoria da regência e ligação. Belo horizonte: Vigília, 1986.  

LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. Porto Alegre: Globo, 1976.  

LYONS, Jonh. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982