Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ELEMENTOS ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS
Os elementos anafóricos e catafóricos são recursos importantes na coerência de um texto porque ajudam a estabelecer a conexão entre as diferentes partes do texto e a deixá-lo mais claro para o leitor. Ao utilizar esses elementos, o escritor ou falante indica claramente a referência dos termos, evitando ambiguidade e confusão. Observe agora a distinção entre os elementos anafóricos e os elementos catafóricos:
Elementos anafóricos são termos que remetem a uma palavra já mencionada anteriormente na frase ou no texto. Por exemplo: “João disse que gostava de ler, mas ele não tinha tempo” – a palavra “ele” está sendo utilizada como elemento anafórico, referindo-se a João.
Elementos catafóricos são termos que são mencionados antes de seu referente, ou seja, antecipam a referência a um termo que será mencionado posteriormente. Por exemplo: “Ele gostava de tê-lo próximo. João fazia questão de seu chapéu” – a palavra “lo” é um elemento catafórico, antecipando a referência a chapéu que será mencionado posteriormente.
Sem os elementos anafóricos e catafóricos, o texto pode se tornar desorganizado e difícil de entender. O uso consistente de elementos anafóricos e catafóricos ajuda a estabelecer uma relação lógica entre as ideias do texto, o que torna a leitura mais fluida, coesa e coerente. Em suma, os elementos anafóricos e catafóricos impedem a repetição excessiva de termos, tornando o texto mais claro e garantindo um encadeamento lógico das ideias principais que o fundamentam.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Identifique os elementos anafóricos e catafóricos nos fragmentos abaixo:
a) As pessoas que frequentam a biblioteca sabem que é um espaço reservado para o conhecimento. Por isso, elas se sentem à vontade para estudar lá.
b) Mariana comprou uma casa. Ela é grande, espaçosa e possui um belo jardim ornamental.
c) O carro estava com problemas e precisava ser consertado. Não sabia como iria pagar por isso, mas tinha que fazer algo
QUESTÃO 2
Analisando criteriosamente como são conceituados os elementos anafóricos. Identifique o elemento anafórico no trecho abaixo:
“O João adora cozinhar para a família. Ele faz os melhores pratos.”
(A) adora
(B) cozinhar
(C) família
(D) ele
QUESTÃO 3
Observe com muita cautela a teoria sobre os elementos anafóricos e catafóricos e em seguida responda, como fica o texto sem a presença destes elementos?
QUESTÃO 4
Revise a teoria sobre os elementos catafóricos e identifique o elemento catafórico no trecho abaixo:
“Depois que terminou a prova, Maria a devolveu ao professor.”
(A) prova
(B) Maria
(C) casa
(D) descansou
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0633) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral e outros), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos (EJALP0635) Analisar e utilizar recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos |
Referências bibliográficas: | LOBATO, Lúcia Maria Pinheiro. Sintaxe gerativa do português: da teoria padrão à teoria da regência e ligação. Belo horizonte: Vigília, 1986. LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. Porto Alegre: Globo, 1976. LYONS, Jonh. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982 |