You are currently viewing Língua Portuguesa e História: CARTAS

Língua Portuguesa e História: CARTAS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA – para 3ª Série – foi veiculada na TV no dia 27/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NESTA VIDEOAULA DE HOJE, ESTUDAREMOS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL CARTA, A FUNÇÃO DOS NOMES PRÓPRIOS E COMUNS E A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS.

Fonte: pixabay.com

NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE CARTAS, PARA ALÉM DE SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, É UM IMPORTANTE DOCUMENTO DE FONTE E MEMÓRIA HISTÓRICA.

ENTENDEMOS QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE CARTA, ALGUNS EXEMPLOS SÃO, A PESSOAL, QUE É UMA CARTA INFORMAL, E A OFICIAL, QUE É UMA CARTA FORMAL.

IDENTIFICAMOS QUE, GERALMENTE, TODA CARTA POSSUI UMA MESMA ESTRUTURA, QUE CONTÉM OS SEGUINTES ITENS:

  • LOCAL E DATA
  • SAUDAÇÃO
  • DESTINATÁRIO
  • CORPO DA CARTA
  • DESPEDIDA
  • REMETENTE

ATIVIDADE 1

A PRIMEIRA CARTA ESCRITA NO BRASIL FOI QUANDO PEDRO VAZ DE CAMINHA E OS NAVIOS PORTUGUESES CHEGARAM NO TERRITÓRIO QUE VIRIA A SER CHAMADO DE BRASIL, DATADA DE 1 DE MAIO DE 1500. A CARTA FOI ENVIADA AO REI, VOSSA ALTEZA, DOM MANUEL, E O OBJETIVO ERA COMUNICAR O “DESCOBRIMENTO” DAS NOVAS TERRAS, SUAS IMPRESSÕES E COMPOSIÇÃO FÍSICA DO TERRITÓRIO. BASEADO NESSAS INFORMAÇÕES, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • A CARTA DE PERO VAZ FOI FORMAL OU INFORMAL? JUSTIFIQUE
  • QUAL A DATA E LOCAL QUE FOI ESCRITA A CARTA DE PERO VAZ?
  • QUAL É O PRONOME DE TRATAMENTO ADEQUADO AO REI? ESSE PRONOME DEVE SER UTILIZADO EM QUAL PARTE DA CARTA?
  • A QUEM SE ENDEREÇAVA A CARTA DE PERO VAZ?
  • QUAIS INFORMAÇÕES CONTINHA NO CORPO DA CARTA DE PERO VAZ?
  • QUAL A IMPORTÂNCIA DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA PARA A HISTÓRIA DO BRASIL?

ATIVIDADE 2

EM TODA CARTA EXISTIRÁ SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS. VOCÊ SABE O QUE SÃO ESSES SUBSTANTIVOS? PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.

COMUNS E PRÓPRIOS | Substantivo: Aula 2 [BÁSICO] – Canal: Português com Charme – Link: COMUNS E PRÓPRIOS | Substantivo: Aula 2 [BÁSICO] – YouTube

ATIVIDADE 3

AGORA QUE JÁ APRENDEU O QUE SÃO SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS, VOLTE NA ATIVIDADE 1, QUE FALA SOBRE A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA, E ESCREVA EM SEU CADERNO, QUAIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS QUE VOCÊ IDENTIFICOU, SIGA O EXEMPLO:

  • PRÓPRIO: BRASIL, ___________, ____________, ___________
  • COMUM: NAVIO, _____________, ____________, ___________

ATIVIDADE 4

QUANDO NASCEMOS, SOMOS REGISTRADOS EM UM CARTÓRIO, LÁ RECEBEMOS O NOSSO PRIMEIRO DOCUMENTO, NOSSA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, DEPOIS AO LONGO DA VIDA, RETIRAMOS OUTROS DOCUMENTOS, COMO: IDENTIDADE (REGISTRO GERAL- RG), CARTEIRA DE MOTORISTA (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO – CNH) E CARTEIRA DE TRABALHO (CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL – CTPS). ESSES DOCUMENTOS ALÉM DE CONTER NOSSO NOME E SOBRENOME, QUE SÃO SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS, CARREGAM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA. AGORA PEGUE ESSES SEUS DOCUMENTOS, EVIDENCIE DATAS E RELACIONE COM MARCOS HISTÓRICOS QUE ACONTECERAM NO MUNDO NESTE MESMO PERÍODO. POSTERIORMENTE, ESCREVA UMA CARTA SOBRE ESSES ACONTECIMENTOS PARA DEIXAR PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, E NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHAR SUA EXPERIÊNCIA DURANTE TODO O PERÍODO DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL QUE ESTAMOS VIVENDO. AFINAL, VOCÊ TAMBÉM FAZ HISTÓRIA! E NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR TODOS OS ELEMENTOS DE UMA CARTA.

BOM TRABALHO!


Referencial BibliográficoTODA MATÉRIA [2021] Resumos de Livros. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/carta-de-pero-vaz-de-caminha/>
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F. FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP02103) Compreender e utilizar na produção textual a função dos nomes próprios e comuns.
(EAJALPO2440) Produzir textos escritos de forma espontânea, considerando a situação comunicativa e a variedade linguística.
História(EAJAHI0205) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.