You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – O espaço escolar

Língua Portuguesa e Geografia – O espaço escolar

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUAL É O NOME DA ESCOLA QUE VOCÊ ESTUDA? VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE O PAPEL DA ESCOLA PARA A SOCIEDADE?

A ESCOLA É UM ESPAÇO IMPORTANTE DE APRENDIZADO DOS INDIVÍDUOS, POIS NO AMBIENTE ESCOLAR É PROPORCIONADO ATRAVÉS DAS ATIVIDADES, EXPERIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO, AMPLIAR CONHECIMENTOS DE FORMA CRÍTICA E PARTICIPATIVA.

A ESCOLA PARA OS JOVENS E ADULTOS VEIO PARA ATENDER O INDIVÍDUO QUE NÃO TEVE CONDIÇÕES DE CONCLUIR O ENSINO, POIS TIVERAM QUE ABANDONAR SEUS ESTUDOS PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA, E HOJE NECESSITAM DE UMA FORMAÇÃO, PORQUE PROCURAM UM MELHOR EMPREGO, BUSCAM ESTAR INSERIDOS NA SOCIEDADE.

NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA.

ATIVIDADE 1

LEIA O POEMA DE PAULO FREIRE “A ESCOLA É”:

A ESCOLA É…
O LUGAR QUE SE FAZ AMIGOS. NÃO SE TRATA SÓ DE PRÉDIOS, SALAS, QUADROS, PROGRAMAS, HORÁRIOS, CONCEITOS… ESCOLA É SOBRETUDO, GENTE GENTE QUE TRABALHA, QUE ESTUDA QUE ALEGRA, SE CONHECE, SE ESTIMA. O DIRETOR É GENTE,O COORDENADOR É GENTE,O PROFESSOR É GENTE,O ALUNO É GENTE,CADA FUNCIONÁRIO É GENTE.E A ESCOLA SERÁ CADA VEZ MELHORNA MEDIDA EM QUE CADA UM SE COMPORTECOMO COLEGA, AMIGO, IRMÃO. NADA DE “ILHA CERCADA DE GENTE POR TODOS OS LADOS”NADA DE CONVIVER COM AS PESSOAS E DEPOIS, DESCOBRIR QUE NÃO TEM AMIZADE A NINGUÉM. NADA DE SER COMO TIJOLO QUE FORMA A PAREDE, INDIFERENTE, FRIO, SÓ. IMPORTANTE NA ESCOLA NÃO É SÓ ESTUDAR, NÃO É SÓ TRABALHAR, É TAMBÉM CRIAR LAÇOS DE AMIZADE, É CRIAR AMBIENTE DE CAMARADAGEM, É CONVIVER, É SE “AMARRAR NELA”!ORA É LÓGICO… NUMA ESCOLA ASSIM VAI SER FÁCIL ESTUDAR, TRABALHAR, CRESCER,FAZER AMIGOS, EDUCAR-SE, SER FELIZ.É POR AQUI QUE PODEMOS COMEÇAR A MELHORAR O MUNDO.
(PAULO FREIRE)

Disponível em:<http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/07082015_poema__a_escola.pdf> acesso em 30, agosto de 2021.

  • QUAL O ASSUNTO TRATADO NO TEXTO?
  • O QUE É A ESCOLA PARA VOCÊ?
  • QUEM O AUTOR DA POESIA DIZ QUE É GENTE NA ESCOLA?
  • PAULO FREIRE, AUTOR DA POESIA, DIZ QUE A ESCOLA PODERÁ SER MELHOR. QUAL É A CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA ISSO, NA OPINIÃO DELE?
  • O AUTOR DA POESIA DIZ TAMBÉM QUE O IMPORTANTE NÃO É SÓ ESTUDAR. O QUE ELE QUIS DIZER COM ISSO?

ATIVIDADE 2

INICIALMENTE O ENSINO ACONTECIA ATRAVÉS DA CATEQUESE, QUANDO OS PADRES JESUÍTAS ENSINAVAM CRIANÇAS E ADULTOS, GERALMENTE ÍNDIOS, OS SALMOS E A RELIGIÃO CATÓLICA. DEPOIS, FORAM SENDO CONSTRUÍDOS LUGARES PARA TAL APRENDIZADO E, CONSEQUENTEMENTE, FORAM SURGINDO AS PRIMEIRAS ESCOLAS.

OBSERVE A IMAGEM DE UMA ESCOLA DO PASSADO:

Disponível em:<http://https://www.estudokids.com.br/conhecendo-a-origem-da-escola/> acesso em 3, outubro de 2021.
  • ESTA ESCOLA SE PARECE COM AS ESCOLAS ATUAIS?
  • COM RELAÇÃO ÀS ESCOLAS DE ANTIGAMENTE E ÀS ESCOLAS ATUAIS, MARQUE:

                                 C AO LADO DAS AFIRMATIVAS CORRETAS;

                                 E AO LADO DAS AFIRMATIVAS ERRADAS. 

(C) (E) ATUALMENTE, TODAS AS CRIANÇAS VÃO À ESCOLA.

(C) (E) O COMPUTADOR TAMBÉM ERA USADO PELOS ALUNOS DAS ESCOLAS ANTIGAS.

(C) (E) COM O PASSAR DO TEMPO, OS MATERIAIS ESCOLARES NÃO SOFRERAM MUDANÇA.

(C) (E) NAS ESCOLAS DO PASSADO, TAMBÉM HAVIA PROFESSORES.

(C) (E) AINDA HOJE, ALGUMAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM ESCOLA, POIS PRECISAM TRABALHAR.

ATIVIDADE 3

NO BRASIL, CONTAMOS COM DOIS TIPOS DE ESCOLAS: A PÚBLICA E A PRIVADA. A ESCOLA PÚBLICA TEM ACESSO GRATUITO. JÁ AS ESCOLAS PRIVADAS DEVE SER PAGO MENSALMENTE UM VALOR PARA QUE O ALUNO POSSA FREQUENTÁ-LA. OBSERVE O GRÁFICO COM O PERCENTUAL DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, POR CATEGORIAS DE DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA NO BRASIL-2017:

Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/9953/censo-escolar-as-escolas-que-os-brasileiros-frequentam> acesso em 30, agosto de 2021.
  • QUE PORCENTAGEM É MAIOR? 
  • QUE PORCENTAGEM É MENOR?
  • QUE CATEGORIA VOCÊ ESTÁ INSERIDO?

ATIVIDADE 4

NO POEMA LIDO, O TRECHO “O DIRETOR É GENTE, O COORDENADOR É GENTE, O PROFESSOR É GENTE, O ALUNO É GENTE, CADA FUNCIONÁRIO É GENTE”, PERCEBEMOS QUE A ESCOLA É COMPOSTA POR VÁRIAS PESSOAS. FAÇA A CORRESPONDÊNCIA CORRETA DE ACORDO COM O PROFISSIONAL E SUA FUNÇÃO:

  1. ALUNO                    (   ) PREPARA A MERENDA
  2. PROFESSOR            (   ) CUIDA DA LIMPEZA
  3. COORDENADOR     (   ) CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS QUE VÃO EM BUSCA DE CONHECIMENTOS
  4. DIRETOR                  (   ) RESPONSÁVEL PELAS AULAS
  5. PORTEIRO               (   ) AVALIA O TRABALHO DOS PROFESSORES E VERIFICA A SITUAÇÃO GERAL
  6. SECRETÁRIA            (   ) ADMINISTRA TODA A INSTITUIÇÃO
  7. MERENDEIRA         (   ) RESPONSÁVEL PELOS DOCUMENTOS DA ESCOLA
  8. FAXINEIRO              (   ) RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA DO LUGAR, ENTRADA E SAÍDA. 

RELEMBRANDO!!!!!!!

  • A ESCOLA É UM ESPAÇO IMPORTANTE DE APRENDIZADO DOS INDIVÍDUOS, POIS NO AMBIENTE ESCOLAR É PROPORCIONADO ATRAVÉS DAS ATIVIDADES, EXPERIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO, AMPLIAR CONHECIMENTOS DE FORMA CRÍTICA E PARTICIPATIVA.
  • A ESCOLA PARA OS JOVENS E ADULTOS VEIO PARA ATENDER O INDIVÍDUO QUE NÃO TEVE CONDIÇÕES DE CONCLUIR O ENSINO, POIS TIVERAM QUE ABANDONAR SEUS ESTUDOS PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA, E HOJE NECESSITAM DE UMA FORMAÇÃO, PORQUE PROCURAM UM MELHOR EMPREGO, BUSCAM ESTAR INSERIDOS NA SOCIEDADE.
  • INICIALMENTE O ENSINO ACONTECIA ATRAVÉS DA CATEQUESE, DEPOIS, FORAM SENDO CONSTRUÍDOS LUGARES PARA TAL APRENDIZADO E, CONSEQUENTEMENTE, FORAM SURGINDO AS PRIMEIRAS ESCOLAS.
  • NO BRASIL, CONTAMOS COM DOIS TIPOS DE ESCOLAS: A PÚBLICA E A PRIVADA
  • A ESCOLA É COMPOSTA POR VÁRIAS PESSOAS: ALUNO, PROFESSOR, COORDENADOR, DIRETOR, PORTEIRO, SECRETÁRIA, MERENDEIRA, FAXINEIRO, ENTRE OUTROS. 
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0215) Identificar a tipologia textual dos diferentes  gêneros com sentido e significado.
(EAJAGE0210) Relacionar os diferentes tipos de atividades sociais ao mundo  do trabalho.
(EAJAGE0103) Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares  de vivência.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento