You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia – Meu lugar no mundo

Língua Portuguesa e Geografia – Meu lugar no mundo

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 09/08/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?  
EM QUE LUGAR, VOCÊ ESTÁ NESTE MOMENTO?
QUAL É O NOME DO PAÍS EM QUE VOCÊ VIVE? E O ESTADO? O MUNICÍPIO? SEU BAIRRO? QUAL É A RUA ONDE VOCÊ MORA?
LUGAR É UMA PORÇÃO DO ESPAÇO ONDE VIVEMOS E ESTABELECEMOS LAÇOS AFETIVOS POR MEIO DE NOSSAS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS E DE TRABALHO; É O ESPAÇO APROPRIADO OU PERCEBIDO PELAS RELAÇÕES HUMANAS.
VIVEMOS EM UM MUNDO DIVIDIDO POR PAÍSES, OS PAÍSES SÃO DIVIDIDOS EM ESTADOS, OS ESTADOS EM MUNICÍPIOS, OS MUNICÍPIOS EM BAIRROS E OS BAIRROS EM RUAS. 
NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE O NOSSO LUGAR NO MUNDO.

ATIVIDADE 1

O SER HUMANO DESENVOLVEU MEIOS DE REPRESENTAR O ESPAÇO, COMO OS MAPAS, PLANTAS E MAQUETES. OS MAPAS SÃO REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE UM DETERMINADO LOCAL OU REGIÃO. O GLOBO TERRESTRE, POR EXEMPLO, REPRESENTA O PLANETA TERRA EM UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA. O MAPA-MUNDI REPRESENTA EM UMA SUPERFÍCIE PLANA. OBSERVE O MAPA-MUNDI E LOCALIZE O BRASIL, O PAÍS ONDE MORAMOS.

Disponível em:<https://registrodemarca.arenamarcas.com.br/blocos-economicos-globalizacao-importancia-niveis-de-integracao/> acesso em 3, agosto de 2021.

ATIVIDADE 2

O BRASIL É O QUINTO PAÍS MAIS EXTENSO DO MUNDO. O TERRITÓRIO BRASILEIRO ESTÁ DIVIDIDO EM REGIÕES, QUE AGRUPOU OS ESTADOS, SEGUNDO UMA COMBINAÇÃO DE ASPECTOS NATURAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS. AS REGIÕES BRASILEIRAS SÃO: NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE E  SUL. O NOSSO ESTADO É GOIÁS, LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRO-OESTE. APÓS ESTAS INFORMAÇÕES, LEIA A LETRA DA MÚSICA “GOIÁS É MAIS”, DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS E AMPLIE O SEU CONHECIMENTO SOBRE ESTE ASSUNTO.

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/bruno-e-marrone/44676/> acesso em 3, agosto de 2021.

 1) QUAL É O TEMA DA MÚSICA:
A. (   ) A MÚSICA FALA SOBRE UMA HISTÓRIA DE AMOR E AVENTURA.
B. (   ) A MÚSICA ENSINA COMO DEVEMOS VIAJAR.
C. (   ) A MÚSICA FALA SOBRE LUGARES VISITADOS, MAS DESTACA QUE EXISTE UM LOCAL PREFERIDO.

2) QUAIS PAÍSES JÁ FORAM VISITADOS?
3) CITE O NOME DE DOIS ESTADOS RELATADOS NA MÚSICA.
4) O QUE O AUTOR QUIS DIZER COM “JÁ TEM O FORMATO DO CORAÇÃO”?
5) QUE OUTROS ESTADOS VOCÊ JÁ VISITOU?

ATIVIDADE 3

A MÚSICA ACIMA, ABORDOU SOBRE CARACTERÍSTICAS E DIVERSIDADES DE ALGUNS ESTADOS. OBSERVE A TIRINHA E VEJA OUTRA VARIEDADE QUE PODEMOS ENCONTRAR:

Disponível em:<https://acessaber.com.br/> acesso em 3, agosto de 2021.

UMA VARIEDADE QUE PODEMOS ENCONTRAR NOS ESTADOS, É A LINGUÍSTICA, CONFORME PODEMOS PERCEBER NA TIRINHA, NA FALA DAS DUAS PESSOAS. 

EM ALGUMAS REGIÕES USA-SE A PALAVRA “MACAXEIRA”, EM OUTRAS, “MANDIOCA”. TEM PESSOAS QUE DIZEM “CRIENTE”, EM VEZ DE “CLIENTE”. OS DIFERENTES USOS DA LÍNGUA, SÃO ADEQUADOS A UM CONTEXTO, POR ISSO, NÃO HÁ VARIEDADE CERTA OU ERRADA. EM CADA CANTO DO PAÍS, EXISTEM EXPRESSÕES CURIOSAS, QUE SÓ ENTENDE O SIGNIFICADO QUEM É DA REGIÃO. VEJA ALGUMAS PALAVRAS DO DICIONÁRIO “GOIANÊS”, EXPRESSÕES TÍPICAS DOS GOIANOS E ASSINALE AS QUE VOCÊ COSTUMA USAR :


EAJA
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0103) Observar as características e organização dos diferentes gêneros textuais.
(EAJALP01102) Utilizar a escrita espontânea, em diferentes gêneros da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica.
(EAJAGE0101) Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. 
(EAJAGE0103) Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência.