You are currently viewing Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: CONTOS POPULARES

Língua Portuguesa e Ciências da Natureza: CONTOS POPULARES

Olá, educando (a)!Esta videoaula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA – para 4ª Série – foi veiculada na TV no dia 27/04/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS ANALISAR OS COMPONENTES DA NARRATIVA, CONTAR HISTÓRIAS POPULARES, IDENTIFICAR A FUNÇÃO DA PONTUAÇÃO NA LEITURA E SABER UM POUCO MAIS SOBRE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: CONTOS POPULARES

Eaja – Língua Portuguesa e Ciências da Natureza – 4ª Série – Aula4 – Contos Populares

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE CONTOS POPULARES SÃO NARRATIVAS CURTAS, CARREGADOS DO IMAGINÁRIO POPULAR E POSSUEM INÍCIO, MEIO E FIM. ENTENDEMOS QUE POR MEIO DELES, UMA DETERMINADA COMUNIDADE TRANSMITE SEUS VALORES, COSTUMES, CRENÇAS E SABERES.

COMPREENDEMOS QUE PARA QUE UMA NARRATIVA SEJA CONSIDERADA UM CONTO, ALGUNS ELEMENTOS SÃO MUITO IMPORTANTES: COMO NARRADOR, PERSONAGEM, TEMPO, ESPAÇO, ENREDO E CONFLITO.

PONTUAMOS QUE UMA DAS CAUSAS DA EXTINÇÃO DOS ANIMAIS É O TRÁFICO, E ANALISAMOS AS CONSEQUÊNCIAS DESTE CRIME.

ATIVIDADE 1

LEIA O CONTO ABAIXO:

Disponível em: https://www.jessicaiancoski.com/post/fabula-a-onca-doente-monteiro-lobato acessado EM 24/02/2021

BASEANO NESTA LEITURA, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUEM SÃO OS PERSONAGENS?
  • QUEM É O NARRADOR?
  • QUAL É O CONFLITO?
  • ONDE OCORRE?
  • QUAL O TEMA DO CONTO?

ATIVIDADE 2

NO CONTO ACIMA, O ESCRITOR CITOU VÁRIOS ANIMAIS, UM DELES, FOI O JABUTI. VOCÊ SABIA QUE O JABUTI É UM DOS ANIMAIS MAIS TRAFICADOS NO BRASIL? O TRÁFICO DE ANIMAIS É CONFIGURADO PELA RETIRADA DE ANIMAIS DE SEUS HABITATS NATURAIS E DESTINADOS À COMERCIALIZAÇÃO. VOCÊ SABE QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DESSE TRÁFICO? ELE ACARRETA DESARRANJOS NAS POPULAÇÕES DA ESPÉCIE TRAFICADA, PODE PROVOCAR SUPERPOPULAÇÃO DE ESPÉCIES, DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS E ATÉ MESMO A EXTINÇÃO. SE VOCÊ FOR PEGO CRIANDO, COMPRANDO OU VENDENDO ANIMAL SILVESTRE VOCÊ PAGARÁ MULTA E PODERÁ SER PRESO. CONVERSE COM AMIGOS E FAMILIARES SOBRE O ASSUNTO, E CASO ALGUÉM TENHA UM ANIMAL SILVESTRE EM CASA, A ORIENTAÇÃO É REALIZAR A ENTREGA VOLUNTÁRIA NAS INSTITUIÇÕES QUE RECEBEM E TRATAM DE ANIMAIS SILVESTRES. ASSIM, ESSA PESSOA SERÁ ISENTADA DE AÇÃO PENAL. FAÇA SUA PARTE!

ATIVIDADE 3

QUANDO FAZEMOS A LEITURA DE QUALQUER TEXTO, INCLUSIVE DOS CONTOS POPULARES, O TIMBRE, A ALTURA, A ÊNFASE, AS PAUSAS, A VELOCIDADE DA ENTONAÇÃO SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO TOTAL DA MENSAGEM DO TEXTO. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO É UM RECURSO VALIOSO QUE AUXILIA O LEITOR NESSE MOMENTO DE LEITURA. SEM A PONTUAÇÃO CORRETA O TEXTO PODE FICAR SEM SENTIDO E ATÉ MESMO COM SENTIDO MUITO DIFERENTE AO QUE SE PROPÔS. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO.

Sinais de pontuação – Canal: Canal da Su – Link: Sinais de pontuação. – YouTube

ATIVIDADE 4

AGORA QUE VOCÊ APRENDEU A UTILIZAR CORRETAMENTE ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO, LEIA NOVAMENTE O CONTO, OBSERVE A PRESENÇA DESSES SINAIS E ANALISE A IMPORTÂNCIA DE CADA UM PARA DAR SENTIDO AO TEXTO.

ATIVIDADE 5

AO LERMOS OU OUVIRMOS UM CONTO TEMOS VÁRIOS GANHOS, DENTRE ELES, O PRIVILÉGIO DE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO. VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE O TEXTO POSSUI ALGUMAS PALAVRAS SUBLINHADAS. VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR O SIGNIFICADO DELAS? CASO NÃO SAIBA, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES, FAÇA PESQUISAS E ESCREVA EM SEU CADERNO, A DEFINIÇÃO DE CADA UMA:

  • ENFERMA
  • PADECIA
  • FINÓRIO

Referencial BibliográficoJÉSSICA [ IANCOSKI, [ 2020 ] : Conto: A onça doente Disponível em: < https://www.jessicaiancoski.com/post/fabula-a-onca-doente-monteiro-lobato>

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portguesa(EAJALP0357) Analisar os componentes da narrativa.
(EAJALP0341) Contar histórias populares.
(EALP0317) Identificar a função dos pontos: ponto final de interrogação, de exclamação, dois pontos e o travessão (em diálogos: discursos direto)
na leitura.
Ciências da Natureza(EAJACI0318) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dar enfoque aos animais do cerrado.