You are currently viewing Língua Portuguesa – Denotação e conotação presente nas obras de arte

Língua Portuguesa – Denotação e conotação presente nas obras de arte

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 04/03/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Temática: Análise Linguística e Semiótica. Disponível em: pixabay.com

Olá, pessoal! Espero que todos estejam bem, se cuidando e se protegendo!

Vocês já ouviram falar em denotação e conotação?

Não?!

Estes recursos da linguagem são imprescindíveis para a compreensão de um texto, muitas atribuições de leitura são facilmente interpretadas quando conhecemos a denotação e a conotação de um enunciado.

 A denotação e a conotação são manifestações linguísticas do português muito comuns. São sentidos diferentes que atribuímos a determinados termos, palavras e expressões e que podem acontecer tanto em gêneros textuais como nos gêneros artísticos: pintura e dança.

Gostaram do tema dessa videoaula?

Então, pegue seu material e não fique de fora !!!

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Análise Linguística e Semiótica


Eaja | 7ª Série | Língua Portuguesa |Denotação e conotação| Link:
https://www.youtube.com/watch?v=eyzVjifo3nY&feature=youtu.be

A Denotação e conotação presente nas obras de arte.

A linguagem literária é caracterizada pela conotação, e as palavras que nem sempre apresentam um único sentido como o que encontramos nos dicionários; empregadas em determinados contextos, elas ganham sentidos novos, chamados de figurados, carregados de valores afetivos ou sociais. Por apresentar inúmeros significados, o nosso idioma pode ser considerado plurissignificativo, em detrimento destas possibilidades da linguagem a arte também apresenta sugestividade  e conotações.


Hora da leitura!

Disponível em : https://www.pensador.com/frase/MTYyODE/

Agora acesse o link a seguir e assista ao vídeo “André Guilherme | Inscrição Para Uma Lareira | Mário Quintana”

“André Guilherme | Inscrição Para Uma Lareira | Mário Quintana” – Canal:
Toda Poesia
– Link: https://www.youtube.com/watch?v=N911LXLQ2MI

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo, troque ideias com seus amigos e famílias sobre as palavras escolhidas pelo poeta para definir a vida, elas apresentam um contexto diferente do usual. Registre em seu caderno algumas expressões como: “a vida é um incêndio”, “luz consumida”, observe  a relação entre a vida e imagens relacionadas ao fogo, indicando o rápido passar do tempo de uma chama.

Atividade 3

Atividade integração com Arte

Observe a imagem a seguir, converse com seus amigos ou familiares sobre a relação entre o poema de Mário Quintana e a obra de arte Fire Eastwood.


Temática: Análise Linguística e Semiótica. Disponível em: pixabay.com

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLíngua Portuguesa                                         
(EAJALP0767)
Analisar, em seminários e palestras, a estrutura composicional e os elementos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos utilizados em apresentação oral
(EAJALP0768) Analisar o uso da linguagem denotativa e conotativa presente em textos literários
Arte 
(EAJAAR0740)
Estimular o olhar crítico-reflexivo acerca de elementos sócio- histórico-culturais presentes nas Artes que suscitam debates e reflexões acerca dos padrões de corpo, estereótipos, diversidade (cultural, religiosa e etc), acessibilidade e direitos humanos