You are currently viewing Língua Portuguesa – Contos populares : histórias, memórias e heranças

Língua Portuguesa – Contos populares : histórias, memórias e heranças

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: imagem gerada pelo Midjourney – acervo pessoal Ana Cristina P.Diniz

As pessoas sempre contaram histórias.

Desde o início da história da humanidade, usamos essas narrativas para explicar fenômenos da natureza, repassar lições de vida e valores considerados importantes para a vida em grupo. E lá no início, há milhares de anos, essas histórias eram contadas oralmente, geralmente por alguém mais velho, mais experiente ou que ocupava uma posição importante dentro do grupo.

Assim nasceu o conto, gênero textual que apresenta narrativas curtas que encantam quem as ouve.

Os contos seguiram sendo contados por gerações e gerações, muitas vezes sendo modificados e adaptados de acordo com a época e com as tradições de quem os contavam. Com o surgimento da escrita, os contos passaram a ser escritos usando sinais chamados de letras, e as histórias que pertenciam a grupos específicos puderam ser conhecidas por pessoas de diferentes lugares.

O conto popular é uma variação do gênero textual conto. Ele fascina pessoas ao redor do mundo, transmitindo histórias mágicas , lições valiosas e ajudando na compreensão da forma de pensar e viver de um grupo. Essas narrativas tradicionais são um tesouro cultural que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da imaginação, na transmissão de valores e na preservação de tradições.

Esse tipo de conto reflete a sabedoria e experiência coletiva de uma comunidade, pode conter elementos fantásticos, personagens míticos, desafios, heróis e lições morais.

Características dos contos populares

Lições e valores: Muitos contos populares têm uma mensagem moral ou ensinam lições importantes sobre ética, coragem, amizade, justiça e resiliência.

Elementos fantásticos: Frequentemente apresentam elementos mágicos, como fadas, bruxas, animais falantes ou encantamentos.

Transmissão oral: Origem na transmissão ​​oral, o que permite modificações e adaptações ao longo do tempo.

Personagens arquétipos: São personagens que servem como modelo: o herói, a heroína, o vilão e o sábio, que representam características coletivas.

Questão 1

Qual é a principal característica dos contos populares?

A) São textos escritos para ensinar a fazer algo.

B) São narrativas curtas e concisas.

C) São transmitidos oralmente ao longo das gerações.

D) São contos que retratam a vida cotidiana.

Questão 2

Faça o seguinte: feche os olhos e imagine uma cena, uma cena que se passou há muitos milhares de anos. É de noite e uma tribo dos nossos antepassados, aqueles que viviam nas cavernas, está sentada em redor da fogueira. Eles tem medo do escuro, porque no escuro estão as feras que os ameaçam, aqueles enormes tigres, e outras mais. Então alguém olha para a lua e pergunta: por que é que às vezes a lua desaparece?

Todos se voltam para um homem velho, que é uma espécie de guru para eles. Esperam que o homem dê a resposta. Mas ele não sabe o que responder. E então eu apareço. Eu, o Conto. Surjo lá da escuridão e, sem que ninguém note, falo baixinho ao ouvido do velho:

— Conte uma história para eles. E ele conta.

Agora é com você, use sua criatividade e imaginação, e escreva um pequeno conto explicando o desaparecimento da lua.

Questão adaptada da Revista Na Ponta do Lápis, ano V – número 12, dezembro de 2009

Questão 3

Por que os contos populares são considerados um tesouro cultural?

A) Porque são histórias escritas por autores famosos.

B) Porque transmitem conhecimentos científicos complexos.

C) Porque reflete a sabedoria e experiência coletiva de uma comunidade.

D) Porque são narrativas curtas e fáceis de compreender.

Questão 4

Ouça o conto O Saci, escrito por Hugo de Carvalho Ramos. Além do conto, o áudio apresenta a biografia do autor. Observe a linguagem utilizada, ela é semelhante a que usamos nos dias atuais?

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=m1dXBPgnPA8

Questão 5

Aperte o play e ouça outro conto, dessa vez você conhecerá o conto Medo, escrito pela escritora goiana Cora Coralina.

Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/acervo/artigo/1031/revista-npl-n12

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0205) Ler e compreender textos literários e reconhecer suas características
(EJALP0206) Formular e verificar hipóteses sobre os textos lidos
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/acervo/artigo/1031/revista-npl-n12 – acessado em 18/05/2023

https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=89735#Osaci – acessado em 18/05/2023