Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Concordância nominal é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Concordância
Trata-se de uma parte da gramática que estuda a relação entre cada componente da oração. Em um enunciado, todos os elementos precisam estar em harmonia, ou seja, precisam concordar entre si. As concordâncias ocorrem em marcas verbais ( pessoa, tempo e modo) em marcas de gênero (masculino e feminino), em marcas de número (singular e plural). A concordância é fundamental na elaboração de textos, as regras de concordância fazem parte da escrita formal, portanto um bom texto precisa obedecê-las, seja em uma redação, em uma solicitação de emprego ou e-mail, as relações de concordância são essenciais para a compreensão e coerência textuais.
Concordância nominal
A concordância nominal exige que todos os determinantes que são adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo, concordem uns com os outros quanto ao gênero e ao número de substantivos.
Observe os exemplos abaixo:
O soldado
(artigo) ( substantivo)masculino e singular
Nossa vida
(pronome) (substantivo) feminino e singular
Terras abandonadas
(substantivo) ( adjetivo)feminino e plural
As violetas
(artigo) (substantivo)feminino e plural
Três aviões
(numeral) (masculino)plural
Observe que os termos ( artigo, pronome, numeral e adjetivo) são subordinados ao substantivo e concordam em gênero e número. A concordância é uma das formas que a língua utiliza para tornar organizada as ligações sintáticas, como uma forma de hierarquia, essa hierarquia precisa ser respeitada quando escrevemos um enunciado.
QUESTÃO 1
Diante das regras estudadas responda: em que a frase não ocorre concordância nominal:
a) Já é meio-dia e meia.
b) Bastante alunos estranham este plural.
c) Os alimentos estão meio caros.
d) Paguei caro aquelas coisas raras.
QUESTÃO 2
Sabemos que algumas palavras podem ter regras de concordância nominal de forma específica, portanto, atente-se às normas e complete corretamente a frase abaixo.
Seguem____ várias propostas. Ouvi histórias mais mirabolantes___. A criança estava ___sonolenta.
a) anexas, possíveis, meio
b) anexas, possível, meio
c) anexo, possíveis, meia
d) anexo, possíveis, meia
QUESTÃO 3
Reveja as regras sobre o emprego das palavras: a anexo, quite, alerta e meio para completar as lacunas abaixo:
Segue a documentação____. Pedro está____ com a tesouraria. Os vigias estão sempre___. Maria estava____ encabulada.
a) anexo, quites, alerta, meio
b) anexo, quites, alertas, meia
c) anexa, quite, alerta, meio
d) anexa, quite, alertas, meio
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto: concordância nominal, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta organização gramatical.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0687) Analisar os modos de funcionamento das classes gramaticais |
Referencial teórico: | BECHARA, Evanildo, 1928- Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1. ed., 5 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2019. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico). – 7. ed. reimpr. — Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49.ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2011 |