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Língua Portuguesa – Concordância nominal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Pixabay.com. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/trabalhando-f%c3%aamea-trabalhar-791849/>. Acesso em: 28 de novembro de 2022.

Trata-se de uma  parte da gramática que estuda a relação entre cada componente da oração. Em um enunciado, todos os elementos precisam estar em harmonia, ou seja, precisam concordar entre si. As concordâncias ocorrem em marcas verbais ( pessoa, tempo e modo) em marcas de gênero (masculino e feminino), em marcas de número (singular e plural). A concordância é fundamental na elaboração de textos, as regras de concordância fazem parte da escrita formal, portanto um bom texto precisa obedecê-las, seja em uma redação, em uma solicitação de emprego ou e-mail, as relações de concordância são essenciais para a compreensão e coerência textuais.

Concordância nominal

A concordância nominal exige que todos os determinantes que são adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo, concordem uns com os outros quanto ao gênero e ao número de substantivos.

Observe os exemplos abaixo:

O                       soldado

(artigo)          ( substantivo)masculino e singular

Nossa                 vida

(pronome)       (substantivo) feminino e singular

Terras               abandonadas

(substantivo)    ( adjetivo)feminino e plural

As                  violetas

(artigo)         (substantivo)feminino e plural

Três            aviões

(numeral)   (masculino)plural

Observe que os termos ( artigo, pronome, numeral e adjetivo) são subordinados ao substantivo e concordam em gênero e número. A concordância é uma das formas que a língua utiliza para tornar organizada as ligações sintáticas, como uma forma de hierarquia, essa hierarquia precisa ser respeitada quando escrevemos um enunciado.


QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

Sabemos que algumas palavras podem ter regras de concordância nominal de forma específica, portanto, atente-se às normas e complete corretamente a frase abaixo.

Seguem____ várias propostas. Ouvi histórias mais mirabolantes___. A criança estava ___sonolenta. A sequência correta é

(A) anexas, possíveis, meio.

(B) anexas, possível, meio.

(C) anexo, possíveis, meia.

(C) anexo, possíveis, meia.

QUESTÃO 3

(A) anexo, quites, alerta, meio

(B) anexo, quites, alertas, meia

(C) anexa, quite, alerta, meio

(D) anexa, quite, alertas, meio

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: concordância nominal, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta organização gramatical.

CANAL REGINA CACIA “Concordância nominal” disponível:  <https://www.youtube.com/watch?v=PHzphAH-p9M> acesso em 28 de nov. de 2022

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0531) Compreender as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos de diferentes gêneros textuais/discursivos
Referências: BECHARA, Evanildo, 1928- Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1. ed., 5 reimpressão-São Paulo: Contexto, 2019.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico). – 7. ed. reimpr. — Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49.ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2011