You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – Comparando textos literários e não literários

LÍNGUA PORTUGUESA – Comparando textos literários e não literários

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Os textos literários são conhecidos por sua abordagem artística e estética. Eles visam despertar emoções, transmitir pensamentos e a criação de universos imaginários ou reflexão sobre a vida humana. São exemplos de textos literários a poesia, o romance, o conto, a crônica, a peça teatral, entre outros. Esses textos são geralmente escritos por autores reconhecidos e considerados em escolas e universidades, como Shakespeare, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros.

Os textos literários são compostos por elementos como a linguagem poética, o uso de metáforas, a presença de personagens fictícios e a estrutura narrativa complexa. Esses elementos são utilizados para criar uma experiência estética para o leitor, que pode ser capaz de se identificar com os personagens ou se emocionar com a história.

Já os textos não literários são aqueles que têm como objetivo principal informar, persuadir ou instruir o leitor sobre determinado assunto. São exemplos de textos não literários a reportagem jornalística, o artigo científico, o manual de instruções, entre outros. Esses textos são escritos por especialistas em determinadas áreas do conhecimento e possuem uma linguagem técnica e objetiva.

Os textos não literários são compostos por elementos como a objetividade, a precisão e a eficiência na linguagem, a presença de dados e estatísticas, e a organização lógica das informações. Esses elementos são utilizados para que o leitor possa compreender e assimilar o conteúdo.

Embora as diferenças entre os textos literários e não literários sejam claras, é importante ressaltar que ambas as categorias têm sua importância e utilidade. Os textos literários nos proporcionam experiências únicas, enquanto os textos não literários nos fornecem informações e conhecimentos para a vida em sociedade.

Os textos literários e não literários são categorias distintas de escrita, cada uma com suas características e propósitos específicos.

Questão 1

Marque a alternativa correta:

(a) Fatura, boleto, panfleto são exemplos de textos literários

(b) Poema, contos, crônicas são exemplos de textos não literários

(c) Fatura, boleto, panfleto são exemplos de textos não literários

(d) Fábulas, contos fantásticos e quadrinhos são exemplos de textos não literários

Questão 2

Marque a alternativa correta:

(a) Textos literários são conhecidos por sua abordagem artística e estética, visam despertar emoções, transmitir pensamentos e a criação de universos imaginários ou reflexão sobre a vida humana…

(b) Textos não literários são conhecidos por sua abordagem artística e estética, visam despertar emoções, transmitir pensamentos e a criação de universos imaginários ou reflexão sobre a vida humana…

(c) Textos literários são aqueles que têm como objetivo principal informar, persuadir ou instruir o leitor sobre determinado assunto. 

(d) Textos não literários: Esses textos são geralmente escritos por autores reconhecidos e considerados em escolas e universidades, como Shakespeare, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros.

Questão 3

Leia e observe com atenção os textos a seguir.

Depois diga, qual é literário e qual é não literário e como chegou a esta conclusão.

Questão 4

Pesquise um texto de seu gosto e depois defina se é literário ou não literário. Se possível, apresente aos colegas para enriquecer o conhecimento da turma.

Saiba mais

 Texto literário e não literário – Características e diferenças – Sora, me ajuda Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uACkkO_Yvh4 

Luiz Melo. Encontro com Fátima Bernardes Poesia com Rapadura homenageia as mães Globo Play. Disponível em: https://youtu.be/_M-hZzPJAAA

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa 
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento:(EJALP0304) Entender boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros da vida cotidiana
(EJALP0306) Ler, comparar e associar os gêneros em estudo
(EJALP0309) Comparar e distinguir o texto literário e não literário
Referencial teórico:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.