You are currently viewing Língua Portuguesa: Como fazer um parágrafo

Língua Portuguesa: Como fazer um parágrafo

Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Em nosso processo comunicativo, produzimos textos que podem ser escritos, falados ou registrados por meio de imagens e movimento. Portanto, podemos dizer que o texto é o modo mais comum de construir um pensamento e comunicar uma mensagem.

Em um texto escrito, o parágrafo é considerado uma parte do texto, uma unidade composta por uma ou mais frases em torno de uma ideia central denominada tópico frasal. Para escrever um bom parágrafo é preciso estruturá-lo, ou seja, organizá-lo de forma que as ideias estejam bem encadeadas e  claras para que o leitor compreenda a ideia que está sendo comunicada. Existem parágrafos curtos, médios e longos, no entanto lembre-se  de não usar frases  muito longas.

O parágrafo precisa ter:

• introdução ou tópico frasal: apresentação da síntese da ideia que será desenvolvida,
  • desenvolvimento: aprofundamento do tópico frasal, com a apresentação de argumentos, informações e detalhes
  • conclusão: nem sempre é necessário concluir os pensamentos em um parágrafo, no entanto é recomendado que haja uma reflexão final sobre o que foi abordado.

Para iniciar um parágrafo, é necessário que se faça um recuo da margem esquerda e para finalizá-lo, basta localizar um ponto final.

Fonte: Canva Fotografia

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Os tipos de trabalhos realizados no espaço urbano estão relacionados à prestação de serviço, indústria e comércio. Leia o texto a seguir e responda:

Fonte: EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/organizadora; Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editpra responsável: Vírgínia Aoki. _ 1.ed,_ São Paulo: Moderna 2013, p.339

A) O texto possuí quantos parágrafos ?

B) Quais sinais de pontuação você encontrou no último parágrafo?

C) Em qual parágrafo o autor descreveu os problemas enfrentados pelas pessoas que moram nas cidades?

D) O primeiro parágrafo aborda qual temática?

Questão 2

É a coesão textual que garante a ligação entre: ideias, palavras e partes de um parágrafo ou de um texto, de modo que um elemento dê sequência ao outro. Conheça alguns termos que podem ser utilizados para conectar as ideias e palavras em um parágrafo ou texto.

Questão 3

Outro elemento importante na construção de um parágrafo é a pontuação. Os sinais de pontuação são utilizados na escrita para marcar as pausas, entonações, bem como sentimentos e intenções de quem escreve.  Relembrando os sinais de pontuação.

Questão 4

Utilize os pontos corretamente.

A) Você aceita um ideia_______

B) Gabriel, eu achei linda a sua apresentação de dança______

C) Cale a boca______

D) Carolina olhou para seu filho e disse_______ Já para casa_______

Questão 5

A partir do que aprendeu nessa atividade sobre parágrafos, produza um parágrafo respondendo a questão: Você enfrenta ou já enfrentou algum problema por morar na área urbana?

Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 14) para impressão ) clicando aqui:  ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing

Para rever essa atividade, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: disponível em https://www.youtube.com/watch?v=7aDRyVK4jr4
Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Geografia
Objetivos de aprendizagem(EAJALP0429) Pontuar o texto a partir da divisão dos parágrafos, do encadeamento das ideias e da hierarquia das informações presentes.
(EAJAGE0415) Identificar que tipos de trabalhos tem ligação intrínseca ao meio urbano.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
EJA Moderna: educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/organizadora: Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013.