Esta atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 4ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Em nosso processo comunicativo, produzimos textos que podem ser escritos, falados ou registrados por meio de imagens e movimento. Portanto, podemos dizer que o texto é o modo mais comum de construir um pensamento e comunicar uma mensagem.
Em um texto escrito, o parágrafo é considerado uma parte do texto, uma unidade composta por uma ou mais frases em torno de uma ideia central denominada tópico frasal. Para escrever um bom parágrafo é preciso estruturá-lo, ou seja, organizá-lo de forma que as ideias estejam bem encadeadas e claras para que o leitor compreenda a ideia que está sendo comunicada. Existem parágrafos curtos, médios e longos, no entanto lembre-se de não usar frases muito longas.
O parágrafo precisa ter:
- introdução ou tópico frasal: apresentação da síntese da ideia que será desenvolvida,
- desenvolvimento: aprofundamento do tópico frasal, com a apresentação de argumentos, informações e detalhes
- conclusão: nem sempre é necessário concluir os pensamentos em um parágrafo, no entanto é recomendado que haja uma reflexão final sobre o que foi abordado.
Para iniciar um parágrafo, é necessário que se faça um recuo da margem esquerda e para finalizá-lo, basta localizar um ponto final.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Os tipos de trabalhos realizados no espaço urbano estão relacionados à prestação de serviço, indústria e comércio. Leia o texto a seguir e responda:
A) O texto possuí quantos parágrafos ?
B) Quais sinais de pontuação você encontrou no último parágrafo?
C) Em qual parágrafo o autor descreveu os problemas enfrentados pelas pessoas que moram nas cidades?
D) O primeiro parágrafo aborda qual temática?
Questão 2
É a coesão textual que garante a ligação entre: ideias, palavras e partes de um parágrafo ou de um texto, de modo que um elemento dê sequência ao outro. Conheça alguns termos que podem ser utilizados para conectar as ideias e palavras em um parágrafo ou texto.
Questão 3
Outro elemento importante na construção de um parágrafo é a pontuação. Os sinais de pontuação são utilizados na escrita para marcar as pausas, entonações, bem como sentimentos e intenções de quem escreve. Relembrando os sinais de pontuação.
Questão 4
Utilize os pontos corretamente.
A) Você aceita um ideia_______
B) Gabriel, eu achei linda a sua apresentação de dança______
C) Cale a boca______
D) Carolina olhou para seu filho e disse_______ Já para casa_______
Questão 5
A partir do que aprendeu nessa atividade sobre parágrafos, produza um parágrafo respondendo a questão: Você enfrenta ou já enfrentou algum problema por morar na área urbana?
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 14) para impressão ) clicando aqui: ttps://drive.google.com/drive/folders/1gn9kot4rGQg4PKuVPALVNbfmquq16VWm?usp=sharing
Saiba mais
Para rever essa atividade, assista ao vídeo a seguir.
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem | (EAJALP0429) Pontuar o texto a partir da divisão dos parágrafos, do encadeamento das ideias e da hierarquia das informações presentes. (EAJAGE0415) Identificar que tipos de trabalhos tem ligação intrínseca ao meio urbano. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. EJA Moderna: educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/organizadora: Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki – 1ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013. |