You are currently viewing Língua Portuguesa: Cartum – expressão criativa e crítica através do desenho

Língua Portuguesa: Cartum – expressão criativa e crítica através do desenho

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – imagem gerada por Midjouney

Cartum – expressão criativa e crítica através do desenho

O cartum é um gênero textual que combina elementos visuais e textuais para transmitir uma mensagem humorística, satírica ou crítica. É uma forma de arte gráfica que geralmente aparece em jornais, revistas, livros e mídia digital.

Os cartuns são conhecidos por sua capacidade de transmitir uma ideia de forma resumida e impactante. Os primeiros indícios do cartum moderno remontam ao século XIX, com a popularização da imprensa e a utilização de técnicas de impressão em massa. Desde então os cartunistas começaram a criar desenhos humorísticos e satíricos que eram publicados em jornais e revistas. Esses primeiros cartuns geralmente tinham um estilo mais simples e eram compostos por uma única imagem com uma legenda.

No século XX, o cartum passou por um período de grande desenvolvimento e diversificação. Novos estilos, técnicas e abordagens surgiram.

E com o avanço da tecnologia e a avanço da mídia digital, o cartum também se adaptou. Os cartuns passaram a ser amplamente compartilhados em plataformas online e em redes sociais, alcançando um público maior.

Aspectos composicionais do cartum

• Elementos visuais: O cartum é composto principalmente por elementos visuais, como desenhos, ilustrações, personagens e objetos. Esses elementos visuais são essenciais para transmitir a mensagem e gerar humor.
  • Balões de diálogo: Os balões de diálogo são usados para apresentar o texto falado ou pensado pelos personagens do cartum. Eles são colocados próximos aos personagens e contêm o texto correspondente, geralmente acompanhados por setas ou linhas que indicam a origem da fala.
  • Legenda ou título: Muitas vezes, o cartum é acompanhado de uma legenda ou título que complementa a mensagem visual, fornecendo contexto ou uma explicação adicional.
  • Composição espacial: A disposição dos elementos visuais no espaço é importante para o efeito do cartum. Os elementos são organizados de forma a guiar o olhar do leitor e destacar os elementos mais importantes para a mensagem humorística ou crítica.

Questão 1

Qual é uma das características principais do cartum?

A) Utilização exclusiva de elementos visuais.

B) Uso predominante de texto escrito.

C) Uso de elementos visuais e textuais.

D) Ausência de legenda ou título.

Questão 2

A jornada da espécie humana desde suas origens no continente africano até sua expansão pelo mundo é um testemunho da nossa capacidade de adaptação, inovação e sobrevivência. A África é o ponto de partida dessa incrível história, e sua influência continua a ser profundamente enraizada em todas as partes do globo. Ao compreender e apreciar nossa história, podemos valorizar a diversidade e a conexão que compartilhamos como seres humanos.

Em sua opinião, por que é importante compreender e apreciar a jornada da espécie humana desde suas origens no continente africano até sua expansão pelo mundo?

Questão 3

Por que usamos os balões de diálogo no cartum?

a) Elementos visuais essenciais para transmitir a mensagem.

b) Ilustrações ou personagens presentes no desenho.

c) Textos que acompanham a imagem, indicando a fala dos personagens.

d) Títulos ou legendas que complementam a mensagem visual.

Questão 4

Solte sua criatividade e dê vida ao surgimento da humanidade em um cartum! Desenhe uma cena humorística e irônica que retrate o momento em que nossos ancestrais hominídeos deram os primeiros passos para se tornarem Homo sapiens. Use seu traço único e o que você aprendeu sobre o gênero textual cartum para transmitir essa incrível jornada evolutiva em uma única imagem. Divirta-se !

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componentes curriculares:Língua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0347) Analisar os aspectos composicionais dos gêneros relacionados aos campos da Vida Cotidiana
(EJAHI0319) Reconhecer o continente africano como local de origem e dos hominídeos
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Portal Conexão Escola SME – https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/arte-cartoon/