You are currently viewing Língua Portuguesa: Carta ao leitor

Língua Portuguesa: Carta ao leitor

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem gerada por Midjourney em 14/09/2023 – acervo pessoal

Carta ao leitor

A carta ao leitor é um gênero textual, encontrado em jornais, revistas, sites e blogues. Geralmente escrita pelo editor, ela se parece com uma conversa entre o autor e a pessoa que está lendo, ou seja, com o público-alvo daquele veículo de comunicação, permitindo conexões, envolvimento, engajamento, bem como o sentimento de valorização do leitor.

Nesse tipo de carta, compartilha-se: novidades, informações sobre determinado assunto, respostas a questionamentos e até mesmo solicitar a opinião dos leitores.

Conheça algumas características desse gênero textual

Características— Texto breve, que busca estabelecer uma relação direta entre quem escreve (geralmente o editor ou responsável pela publicação) e o público leitor.
— Pode apresentar informações, esclarecimentos, agradecimentos, pedidos de opinião e oferecer conteúdo relevante para os leitores da publicação.
— Engajamento dos leitores.

Onde circula
— Jornais
— Revistas
— Sites
— Blogues
Linguagem— Pode variar do formal ao informal, dependendo do público-alvo da publicação.
— Clareza e objetividade visando uma fácil compreensão pelo leitor.    — A linguagem é direta, buscando estabelecer um diálogo próximo e transparente com o leitor.

Um exemplo

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFuPWvkGOc/YqGNRapHstKrZrsG4E3JYA/edit – em 14/09/2023

Questão 1

O propósito de uma carta ao leitor é:

A) Expressar sentimentos pessoais.

B) Relatar eventos históricos.

C) Comunicar informações objetivas.

D) Compartilhar a opinião de um veículo de comunicação e envolver o público-alvo.

Questão 2

Em sua opinião, a Carta ao leitor, é importante para os veículos de comunicação? Por quê?

Questão 3

Em uma carta ao leitor, o destinatário principal é?

A) Autor da carta.

B) Leitor de jornal, revista, site e blogue.

C) Editor da revista.

D) Personagens fictícios.

Questão 4

Em sua opinião, como uma carta ao leitor pode influenciar a opinião pública. Faça uma pesquisa em um dos meios de comunicação nos quais se encontra a Carta ao leitor, compartilhe com uma pessoa do seu convívio e conte o que aprendeu sobre este tipo de texto.

Questão 5

A audição é um dos cinco sentidos e desempenha um papel fundamental em nossa capacidade de comunicar e interagir com o mundo ao nosso redor. A percepção do som não é apenas ouvir, mas entender e processar as informações sonoras. O ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O som viaja pelo ouvido externo, fazendo o tímpano vibrar. Estas vibrações são amplificadas pelos ossículos no ouvido médio e traduzidas em impulsos elétricos no ouvido interno, enviados ao cérebro e interpretados como som.

A audição é importante em nosso processo cognitivo pois:

A) É o único sentido que temos.

B) É responsável por organizar nosso pensamento

C) É um dos nossos cinco sentidos e é fundamental para nossa comunicação e interação com o mundo.

D) Ajuda-nos apenas a identificar ruídos indesejados.

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa e Ciências
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0209) Ler e compreender cartas endereçadas à mídia
(EJACI0214) Identificar a percepção do som relacionando com os cuidados necessários à saúde auditiva
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2018/o-que-observar-no-salao-de-beleza – acesso em 11/09/2023