You are currently viewing Língua Portuguesa, Arte, Geografia e História – Nossas memórias

Língua Portuguesa, Arte, Geografia e História – Nossas memórias

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 09/08/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? 
VOCÊ GOSTA DE RELEMBRAR FATOS DO PASSADO?
VOCÊ TEM LEMBRANÇAS MARCANTES DE SUA INFÂNCIA?
VOCÊ GOSTA DE OUVIR DE SEUS FAMILIARES HISTÓRIAS DE FAMÍLIA?
DE QUE FORMA PODEMOS REGISTRAR ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DE NOSSA VIDA?
NESTA AULA, ABORDAREMOS SOBRE NOSSAS MEMÓRIAS, NOSSAS HISTÓRIAS DE VIDA.


ATIVIDADE 1

CONHEÇA UM GÊNERO DA ESFERA LITERÁRIA: MEMÓRIAS LITERÁRIAS. SÃO NARRATIVAS QUE TÊM COMO PONTO DE PARTIDA EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELO AUTOR NO PASSADO, MAS CONTADAS DA FORMA COMO SÃO VISTAS NO PRESENTE. FAÇA A LEITURA DE UM PEQUENO TRECHO DO LIVRO DE MEMÓRIAS “POR PARTE DE PAI” DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. NESSA PASSAGEM O AUTOR RELEMBRA O OFÍCIO DO PAI.
“MEU PAI DIRIGIA UM CAMINHÃO MUITO GRANDE E BONITO. VIAJAVA PARA LONGE, LEVANDO MANTEIGA PARA AS CIDADES QUE SÓ PRODUZIAM PÃO. BOM DESTINO TINHA PÃO E MANTEIGA. PASSAVA DIAS DISTANTES E VOLTAVA TRAZENDO UMA CARROCERIA DE NOTÍCIAS. EU FICAVA IMPRESSIONADO COMO ERA GRANDE O MUNDO DO MEU PAI. ELE COLOCAVA UM TRAVESSEIRO SOBRE OS JOELHOS, ME ASSENTAVA EM CIMA E ME ENTREGAVA O VOLANTE PARA EU DIRIGIR. NAQUELE TEMPO EU NÃO SABIA NEM FREAR MEUS PENSAMENTOS. TINHA SÓ DUAS PERNAS; IMAGINA DIRIGIR UM CAMINHÃO COM DEZ RODAS. DEPOIS, COMO SERIA POSSÍVEL EU APRENDER A DIRIGIR, SE MINHA ALEGRIA ERAM AS PAISAGENS! NO CAMINHÃO HAVIA UM ESPELHO DE LADO. EU APRECIAVA VER MEU PAI OLHANDO PARA FRENTE E CORRENDO OS OLHOS SOBRE O QUE ESTAVA ATRÁS. NESSES MOMENTOS ELE POSSUÍA MUITOS OLHARES. 

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. O olho de vidro do meu avô. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Veredas). p. 28.

A – COMO VOCÊ SE SENTIU AO LER ESTA HISTÓRIA?

B – AS LEMBRANÇAS DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, SE ASSEMELHAM COM ALGO OCORRIDO EM SUA INFÂNCIA?

C – EM SUA OPINIÃO, EXISTEM ACONTECIMENTOS MARCANTES EM SUA INFÂNCIA QUE MEREÇAM FICAR REGISTRADOS NA MEMÓRIA?


ATIVIDADE 2

VOCÊ JÁ PAROU PARA REFLETIR SOBRE O QUANTO NOSSA VIDA É PASSAGEIRA? UMA DAS FORMAS DE REGISTRAR NOSSA EXISTÊNCIA É ATRAVÉS DA ESCRITA. O REGISTRO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS, POR EXEMPLO, PERMITE REVIVER OS ACONTECIMENTOS NO FUTURO. MAS TAMBÉM PODE SERVIR PARA REVER NOSSAS ATITUDES OU REFLETIR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA. VEJA O TEXTO ABAIXO, RETIRADO DO DIÁRIO PESSOAL DE HELENA MORLEY (PSEUDÔNIMO).

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_Campos_de_Queir%C3%B3s> acesso em 4, agosto de 2021.

ESTE É BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS. NASCIDO EM 1944, VIVEU A INFÂNCIA EM PAPAGAIO (MG). COM MAIS DE 40 LIVROS PUBLICADOS (ALGUNS DELES TRADUZIDOS PARA INGLÊS, ESPANHOL E DINAMARQUÊS), FORMOU-SE EM EDUCAÇÃO E ARTES, E CRIOU-SE COMO HUMANISTA. CURSOU O INSTITUTO DE PEDAGOGIA EM PARIS E PARTICIPOU DE IMPORTANTES PROJETOS DE LEITURA NO BRASIL COMO O PROLER E BIBLIOTECA NACIONAL, DANDO CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS PARA PROFESSORES DE LEITURA E LITERATURA. FOI PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO/ PALÁCIO DAS ARTES E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA, AMBOS EM MINAS GERAIS, SENDO TAMBÉM MUITO CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE JÚRIS E COMISSÕES DE SALÕES, ALÉM DE CURADORIAS E MUSEOGRAFIAS. IDEALIZOU O MOVIMENTO POR UM BRASIL LITERÁRIO, DO QUAL PARTICIPAVA ATIVAMENTE. POR SUAS REALIZAÇÕES, BARTOLOMEU COLECIONOU PRÊMIOS. FALECEU EM 16 DE JANEIRO DE 2012, NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, EM DECORRÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA RENAL.


ATIVIDADE 3

VOCÊ JÁ PAROU PARA REFLETIR SOBRE O QUANTO NOSSA VIDA É PASSAGEIRA? UMA DAS FORMAS DE REGISTRAR NOSSA EXISTÊNCIA É ATRAVÉS DA ESCRITA. O REGISTRO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS, POR EXEMPLO, PERMITE REVIVER OS ACONTECIMENTOS NO FUTURO. MAS TAMBÉM PODE SERVIR PARA REVER NOSSAS ATITUDES OU REFLETIR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA. VEJA O TEXTO ABAIXO, RETIRADO DO DIÁRIO PESSOAL DE HELENA MORLEY (PSEUDÔNIMO).

A – QUAL O ASSUNTO TRATADO NO TEXTO? PARA QUEM ELE FOI ESCRITO?

B – POR QUE O PROFESSOR ORIENTOU AS ALUNAS A ESCREVEREM TODOS OS DIAS? O QUE VOCÊ ACHA DESSA ORIENTAÇÃO?


ATIVIDADE 4

O DIÁRIO É UM GÊNERO DE TEXTO PESSOAL EM QUE UMA PESSOA RELATA EXPERIÊNCIAS, IDEIAS, OPINIÕES, DESEJOS, SENTIMENTOS, ACONTECIMENTOS E FATOS DO COTIDIANO. OS DIÁRIOS ERAM PRODUZIDOS PARA SEREM LIDOS SOMENTE PELAS PRÓPRIAS PESSOAS OU POR UM AMIGO MUITO ÍNTIMO, POIS ELE REUNIA DIVERSOS SEGREDOS. ALGUNS TIPOS DE DIÁRIOS ATÉ INCLUÍAM UM CADEADO COM CHAVE. ATUALMENTE, NA COMUNICAÇÃO VIRTUAL, OS BLOGS SE ASSEMELHAM AOS DIÁRIOS UMA VEZ QUE MUITOS POSSUEM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS E, POR ISSO, SÃO COMUMENTE CHAMADOS DE “DIÁRIOS VIRTUAIS”.

AGORA É COM VOCÊ! DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DOS DIÁRIOS PESSOAIS, PRODUZA UM TEXTO SEGUINDO O MODELO DE ESTRUTURA ACIMA. ESCOLHA UM TEMA QUE ACHE RELEVANTE, POR EXEMPLO, UM ACONTECIMENTO MARCANTE, O PRIMEIRO DIA DE AULA, A PERDA DE UMA PESSOA QUERIDA, UMA APRESENTAÇÃO, UMA CONQUISTA, DENTRE OUTROS.

BOM TRABALHO!


EAJA
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0223) Valorizar os textos memorialísticos a partir da literatura vivenciada nos tempos de infância, retomando a sensibilidade artística, a nostalgia e a fruição.
(EAJAAR0238) Conhecer, apreciar e valorizar o patrimônio e a memória cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira sobretudo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.
(EAJAGE0102) Reconhecer a si próprio e seus pares como sujeitos histórico-culturais.
(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…). 
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento