You are currently viewing Língua Portuguesa: Anedotas e piadas

Língua Portuguesa: Anedotas e piadas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFl0n7qEE0/wIEMMgOoPKsHnu7haBESeQ/edit

Anedotas e piadas

Anedota e piada são gêneros textuais que contam uma sequência de eventos ou histórias cheias de humor. São consideradas textos narrativos, pois geralmente apresentam personagens, cenários e algum tipo de situação ou conflito.

A anedota é uma breve história engraçada ou surpreendente e contada para provocar risos ou entretenimento. Ela geralmente envolve um acontecimento inusitado ou uma situação cômica e pode abordar uma variedade de temas: situações do cotidiano, eventos específicos, personalidades famosas, profissões, relações interpessoais, entre outros.

O seu formato geralmente segue uma estrutura simples: introdução, uma situação engraçada e um desfecho humorístico, que geralmente é a parte que causa o efeito cômico.

As anedotas são comumente compartilhadas de forma oral em conversas informais, mas também podem ser encontradas em livros de piadas, revistas, na internet e em diferentes meios de comunicação.

E a piada?

A piada é uma forma de humor verbal que busca provocar risos e entretenimento por meio de um jogo de palavras, trocadilhos, situações inusitadas ou humorísticas.

As piadas têm partes diferentes que fazem as pessoas rirem. Primeiro, há uma ideia inicial, depois uma história engraçada e, por fim, uma parte final que causa muita risada. Elas podem abordar diversos temas, desde situações cotidianas até temas mais específicos, e podem ser contadas oralmente, escritas ou representadas em diferentes mídias, como programas de televisão, stand-up comedy, entre outros.

O objetivo das anedotas e das piadas é fazer as pessoas rirem e proporcionar momentos de descontração e diversão e nunca.

Questão 1

Leia, compare e responda:

Conforme o texto acima, quais diferenças você percebeu entre piada e anedota?

Questão 2

Qual é a principal característica de uma piada?

A) Apresentar uma estrutura textual complexa e elaborada.

B) Explorar temas sérios e reflexivos.

C) Provocar risos e entretenimento por meio de jogos de palavras, trocadilhos ou situações inusitadas.

D) Ser exclusivamente contada oralmente.

Questão 3

Leia e reflita

Ao criar ou contar uma piada, é importante ter em mente alguns aspectos para evitar conteúdos ofensivos, prejudiciais ou que possam causar desconforto:

Questão 4

O que é uma anedota?

A) Uma história triste contada para provocar reflexão.

B) Uma narrativa longa e complexa com um desfecho surpreendente.

C) Uma breve história engraçada ou surpreendente contada para provocar risos ou entretenimento.

D) Uma história fictícia com personagens complexos e tramas intricadas.

Questão 5

Você sabia?

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFl6UhlvSA/1-zQnTJsyrLAY4r3egqDEw/edit

Questão 6

Esta atividade te apresentou os gêneros textuais anedota e a piada, te lembrou o que é um texto narrativo e te explicou sobre os movimentos da terra (que é um fenômeno cíclico).

Agora é com você: escolha um fenômeno cíclico, pesquise ele e crie uma piada ou anedota.

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação: Pedagogia
Componentes curriculares:Língua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0323) Empregar as tipologias textuais quando possível: narração, descrição, prescrição, injunção e argumentação
(EJACI0313) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação e translação da Terra
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=gsOvIXouDT8&t=48s – acessado em 13/06/2023