You are currently viewing Língua Portuguesa – A Literatura de Cordel e seus valores sociais

Língua Portuguesa – A Literatura de Cordel e seus valores sociais

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

literatura de cordel | Diego Dacal | Flickr

Temática – Língua Portuguesa – A Literatura de Cordel e seus valores sociais. Disponível em: <https://www.flickr.com>. Acesso em: 25 de Junho de 2021.

Hoje, iremos estudar a literatura de cordel, vamos considerar seus aspectos mais básicos como a simplicidade composicional e sua popularidade. Por esta razão vamos fazer uma breve divisão deste gênero popular, entre o cordel e o repente.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A Literatura de Cordel e seus valores sociais

5ª SÉRIE | Eaja |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: REGINA

Literatura de cordel e repente

A literatura de cordel e o repente são duas manifestações populares e culturais distintas. Embora sejam parecidas, cada um possui suas peculiaridades.

O repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.

O cordel, feito pelos cordelistas, é uma poesia popular, com traços de oralidade divulgada em folhetos.

Nas feiras de antigamente e com o intuito de vender sua arte, os cordelistas utilizavam de técnicas de criatividade para atrair o público. A partir disso, a poesia era recitada (e algumas vezes acompanhada de viola, pandeiro, etc.) e dramatizada nos locais públicos como forma de despertar o interesse da população. Foi justamente esse fato que gerou muita confusão em relação ao repente.

Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores.

Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome.

Separamos para aula de hoje um dos maiores nomes da literatura de cordel, O poeta Patativa do Assaré (1909-2002) é um dos maiores nomes da poesia nordestina no Brasil.

Reconhecido internacionalmente, sua obra conta sobre a vida do povo sertanejo, suas dores e lutas através de uma linguagem informal, com as palavras do homem simples da roça. Patativa desenvolveu sua arte, sobretudo, por meio do repente e da literatura de cordel, ganhando projeção a partir dos anos 60, quando tem o poema Triste Partida musicado pelo mestre Luiz Gonzaga.  Vamos conhecer uma de suas poesias:

A terra é nossa

A terra é um bem comum

Que pertence a cada um.

Com o seu poder além,

Deus fez a grande Natura

Mas não passou escritura

Da terra para ninguém.

Se a terra foi Deus quem fez,

Se é obra da criação,

Deve cada camponês

Ter uma faixa de chão.

Quando um agregado solta

O seu grito de revolta,

Tem razão de reclamar.

Não há maior padecer

Do que um camponês viver

Sem terra pra trabalhar.

O grande latifundiário,

Egoísta e usurário,

Da terra toda se apossa

Causando crises fatais

Porém nas leis naturais

Sabemos que a terra é nossa.

Nesse poema, Patativa do Assaré expõe seu ponto de vista a favor do uso social da terra. É um texto que carrega forte carga política, defendendo que todos os camponeses devem ter seu pedaço de chão para plantar e colher.

O poeta critica os donos de enormes áreas, utilizadas para fins pouco sustentáveis (damos como exemplo a monocultura e o pasto) com o objetivo de enriquecer ainda mais, enquanto os trabalhadores do campo ficam sem terrar para tirar seu sustento.

Podemos perceber também a ideia de que, para ele, no campo da espiritualidade Deus não aprova esse sistema baseado na propriedade privada e desigualdades.

ATIVIDADE 1

Os gêneros cordel, repente e embolada estão muito próximos, para melhor ressaltar essa distinção assista ao vídeo: Cordel, repente e embolada

Cordel, repente e embolada – Khan Academy Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y5p_XwPFP2g>. Acesso em 29 de Junho de 2021.

E aí? você gostou do vídeo? Você observou o quanto um cordel se parece muito com um repente? No entanto há detalhes que podemos destacar dentre eles, o improviso do repente, por ser um canto improvisado.

ATIVIDADE 2

Agora chegou a sua fez, troque ideias com seus familiares e veja quantos cordéis ou repentes vocês conhecem? O qual o assunto de cada uma delas? De que forma chegaram até vocês estas histórias por meio de livros ou oralidade.

ATIVIDADE 3 – INTEGRAÇÃO COM HISTÓRIA

Vamos aproveitar o relato dos cordéis e dos repentes para denunciar as desigualdades sociais e o abandono do homem sertanejo. Você deve ter observado que esta literatura apesar de simples aponta toda a singularidade e sofrimento do nordestino, que clama por dias melhores e novas oportunidades de trabalho e cidadania. Pesquise e escreva um breve texto sobre a história o desenvolvimento social da região Nordeste do Brasil no século 19.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:LÍNGUA PORTUGUESA
(EAJALP0517) Apreciar a literatura de cordel.
(EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida.
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos
HISTÓRIA
(EAJAHI0508) Compreender o conceito de Memória (individual, coletiva e histórica).
(EAJAHI0509) Compreender o conceito de fontes históricas
Referências:Patativa do Assaré recita “A terra é nossa”. Site Identidade 85. Disponível em http://www.identidade85.com/2012/12/patativa-do-assare-recita-terra-e-nossa.html – acessado em 05/08/2021.