You are currently viewing Língua Portuguesa – A ironia e o humor presente nas charges.

Língua Portuguesa – A ironia e o humor presente nas charges.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A ironia e o humor presente nas charges. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/jaygalvin/47259213992>. Acesso em 07 de Outubro de 2021.

A aula de hoje abordará os recursos de linguagem presentes nos textos, dentre eles destacamos a ironia e o humor. Sabemos que muitas vezes o texto não é um elemento único e acabado, muitas vezes seu processo de construção está na união entre imagem e escrita, e como exemplo clássico desta combinação vamos estudar a charge que muitas vezes coloca em evidência a escrita e a imagem, estando uma em favor da outra.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A ironia e o humor presente nas charges.

LÍNGUA PORTUGUESA | 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A ironia e o humor presente nas charges.

Hoje, iremos conhecer a charge com manifestação geradora de sentidos, e em especial o humor. Atualmente a charge é considerada como um gênero jornalístico, apesar de demonstrar um âmbito altamente artístico, é vista como um dos gêneros textuais mais refinados e completos, pois condensa a linguagem verbal e não verbal no mesmo espaço gráfico.  A cada dia que passa a charge está mais presente no contexto social, mas, muitas vezes, as pessoas desconhecem o conceito, as características e a função da charge. 

A charge utiliza imagem e tem um posicionamento crítico sobre as situações do cotidiano, estabelecendo relações entre questões voltadas para mundo econômico ou político, e muitas vezes, usando um tom caricatural brinca com tipos muito próximos da nossa realidade ou mesmo situações presentes e corriqueiras.

A palavra charge tem origem no francês charger e significa “carga”. Provavelmente foi adotada porque, em geral, exagera-se na caracterização de alguém ou de algo para torná-lo cômico. Como gênero textual, a charge compõe-se de dois tipos de linguagem: a verbal (o texto) e a não verbal (o desenho), no entanto em alguns casos pode ser composta apenas pela linguagem não verbal, abrindo espaço para construção e interpretação da imagem. 

Apesar de ser usada amplamente no jornal, o gênero textual charge é opinativo também, pois é  eminentemente crítica, tem vida efêmera, pois sua interpretação está vinculada à situação e ao contexto histórico-social. Para analisar e compreender uma charge é preciso levar em consideração os aspectos verbais (títulos, falas) e os não-verbais (as imagens). Deve-se identificar o tema para depois relacioná-lo com os aspectos mais relevantes. É preciso explicar os elementos que compõem esse tipo de texto sempre buscando associá-los ao tema, muitas vezes o chargista faz suas escolhas imagéticas e verbais por meio de subentendidos e pressupostos.

O elemento principal de uma charge é a sua carga cômica, o despertar irônico de sua mensagem, para muitos pesquisadores a charge é vista como uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.

Características da Charge:

Retrata o momento;

Usada em uma notícia que retrata um fato social ou político de destaque;

Se origina na notícia; 

Reflete na imagem o posicionamento crítico;

Pode ser chamada de texto visual;

Faz uso do humor ao mesmo tempo em que critica;

Como se alimenta da novidade, é vista como passageira.

Embora esteja altamente ligada ao jornalismo, a charge pode apresentar vários veículos de comunicação como fontes de divulgação, a revista, folders, encartes, outdoor e claro: a internet. No entanto com o advento da tecnologia e das mídias digitais a charge pode ser facilmente confundida com o “meme”, no entanto “meme” é um termo grego que significa imitação, é bastante conhecido e utilizado nas redes sociais, como fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc., que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Sendo assim a charge é contrária, pois sua originalidade é reveladora e única sem aproveitamento de outras fontes.

Atividades

Questão 01 – Você observou que a charge é um gênero textual muito amplo e significativo. Você já viu alguma charge veiculada no jornal ou em outdoors? Se sim, comente o que foi retratado, sua imagem, suas palavras, e claro sua mensagem principal?

Questão 02 – No Brasil, algumas situações políticas e geradoras de desvios, como desmandos e fatos que envolvem corrupção são um prato cheio para os chargistas. Você conhece alguma charge que retrata algum episódio político envolvido em situações amorais? Troque ideias com seus amigos e familiares sobre os aspectos mais importantes de uma charge, dentre eles, ressalta o seu teor crítico.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0501) Apreciar e identificar os efeitos de ironia e humor presentes em tirinhas, memes e charges. 
(EAJALP0502) Ler e estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos.