You are currently viewing Língua Portuguesa: A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES POVOS NA CULTURA BRASILEIRA.

Língua Portuguesa: A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES POVOS NA CULTURA BRASILEIRA.

OLÁ! ESTA AULA DE  LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

NA AULA DE HOJE, VAMOS APRENDER SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL; A CULTURA EUROPÉIA, INDÍGENA E AFRICANA NO BRASIL; VAMOS VER TAMBÉM SOBRE POEMA E TIRINHA.

ROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA –  A INFLUÊNCIA DE DIFERENTES POVOS NA CULTURA BRASILEIRA.

EAJA – 4 SÉRIE – LÍNGUA PORTUGUESA – AULA 13

NA VIDEOAULA DE HOJE, ESTUDAMOS O INÍCIO DA CHEGADA DOS PORTUGUESES ÀS TERRAS BRASILEIRAS, APRECIANDO DESDE UM POEMA RETRATANDO ESSE MOMENTO DA HISTÓRIA, À TIRINHAS CRITICANDO O DESMATAMENTO DESENFREADO DO HOMEM À NATUREZA. VIMOS QUE A CULTURA BRASILEIRA É VASTA E DIVERSA. A VASTIDÃO CULTURAL BRASILEIRA DEVE-SE, EM GRANDE PARTE, AO FATO DE QUE VÁRIOS POVOS MIGRARAM PARA O NOSSO PAÍS, ESSAS DIFERENÇAS PRESENTES DENTRO DE NOSSO TERRITÓRIO E A COMBINAÇÃO DE VÁRIOS POVOS CONTRIBUÍRAM FORTEMENTE PARA A FORMAÇÃO PLURAL DE NOSSA CULTURA, HOJE VOCÊ CONHECEU PARTE DESSA IMENSIDÃO QUE É A CULTURA BRASILEIRA. RELEMBRAMOS QUE OS PORTUGUESES CHEGARAM À AMÉRICA MILHARES DE ANOS APÓS A VINDA DOS PRIMEIROS GRUPOS DE SERES HUMANOS A ESTAS TERRAS. VALE RESSALTAR QUE, ALÉM DOS PORTUGUESES, NESSA ÉPOCA, EUROPEUS DE OUTRAS NACIONALIDADES FIZERAM DIVERSAS VIAGENS MARÍTIMAS. NAVEGANDO EM ÁGUAS DESCONHECIDAS ELES CORRIAM DIVERSOS RISCOS. MUITO TEMPO DEPOIS O POETA FERNANDO PESSOA ESCREVEU UM POEMA SOBRE ESSAS VIAGENS.

Imagem retirada de: ROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

EM 22 DE ABRIL DE 1500, A EXPEDIÇÃO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL ENCONTROU TERRAS QUE, INICIALMENTE, IMAGINOU-SE SER A ÍNDIA. PORÉM ERA A ÁREA QUE HOJE PERTENCE AO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO, NO SUL DO ATUAL ESTADO DA BAHIA. ENCONTRARAM NESSE LUGAR UMA PAISAGEM EXUBERANTE E PESSOAS MUITO DIFERENTES DELES: OS POVOS INDÍGENAS. COMO OS PORTUGUESES NÃO CONHECIAM OS TERRITÓRIOS, VÁRIOS COSTUMES DOS POVOS NATIVOS FORAM ADOTADOS COMO OS CAMINHOS USADOS, OS ALIMENTOS ENCONTRADOS NAS MATAS, ENTRE OUTROS. OS POVOS INDÍGENAS POR SUA VEZ, TAMBÉM APRENDERAM VÁRIOS COSTUMES COM OS PORTUGUESES, AINDA QUE TENHAM RESISTIDO E LUTADO CONTRA A DOMINAÇÃO EUROPEIA.  OUTRA TROCA ESTÁ RELACIONADA AO IDIOMA. PARA SE COMUNICAR COM OS INDÍGENAS, OS PORTUGUESES APRENDERAM AS LÍNGUAS DA FAMÍLIA TUPI-GUARANI. A MAIORIA DOS POVOS INDÍGENAS QUE VIVIAM NO LITORAL DO BRASIL FALAVA LÍNGUAS DESSA FAMÍLIA. MUITOS INDÍGENAS TAMBÉM APRENDERAM A FALAR O PORTUGUÊS PARA SE RELACIONAR COM OS EUROPEUS. PORTUGAL INSTITUIU OBRIGATÓRIO O IDIOMA PORTUGUÊS NO BRASIL EM 1757, MAS VÁRIAS PALAVRAS INDÍGENAS FORAM INCORPORADAS À LÍNGUA PORTUGUESA, VEJA ALGUMAS: JABOTICABA, JACARÉ, LAMBARI , DENTRE OUTRAS.

ATIVIDADE 1

HOJE VOCÊ CONHECEU PARTE DA CULTURA BRASILEIRA E TODA A INFLUÊNCIA QUE ELA SOFREU COM OS DIFERENTES POVOS. VAMOS DESCOBRIR PALAVRAS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA QUE USAMOS NO BRASIL? A PESQUISA PODE SER FEITA EM LIVROS E DICIONÁRIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS. DEPOIS É SÓ PREENCHER A TABELA ABAIXO:

ATIVIDADE 2

LEIA O TEXTO A SEGUIR:

Imagens retiradas de: ROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

“PARA ELES A TERRA NÃO É APENAS UM BEM A SER EXPLORADO E DEPREDADO” PESQUISE EM UM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM DESTAQUE E, EM SEGUIDA RELACIONE ESSA FRASE COM O ÚLTIMO QUADRINHO DA TIRINHA DE MAURÍCIO DE SOUZA.

ATIVIDADE 3

NA AULA DE HOJE VOCÊ LEU UM TRECHO DO POEMA DE FERNANDO PESSOA – MAR PORTUGUÊS. 

  1. SEGUNDO O POEMA, PORQUE MÃES, FILHOS E NOIVAS FICAVAM PREOCUPADOS?
  2. PENSE NA CHEGADA DOS PORTUGUESES À AMÉRICA. EM SUA OPINIÃO, QUE RESPOSTA ELES DARIAM À PERGUNTA “VALEU A PENA?” ?

ATIVIDADE 4

OBSERVE O QUE CADA IMAGEM REPRESENTA E A QUAL POVO ELA ESTÁ RELACIONADA.

A)

B)

C)

D)

Imagens retiradas de: ROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

RELEMBRANDO!!!

  1. ANALISAMOS AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM A PARTIR DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL;
  2. CONHECEMOS AS CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DOS DIFERENTES POVOS PARA A CULTURA BRASILEIRA;
  3. LEMOS E ANALISAMOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICOROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
ROCHA, Robson (Editor Responsável). Aprender Juntos – História, 4º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0401) LER ANEDOTAS, PIADAS, CARTUNS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS.
(EAJALP0418) INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NOS TEXTOS LIDOS.
(EAJALP0419) IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EAJALP0420) AMPLIAR OS CONHECIMENTOS EPILINGUÍSTICOS A PARTIR DE TEXTOS DIVERSOS.
HISTÓRIA(EAJAHI0405) PERCEBER AS MUDANÇAS DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS NATIVOS COM A CHEGADA DOS BRANCOS (PORTUGUESES) E NEGROS (AFRICANOS ESCRAVIZADOS) AO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GOIANO.
ARTE(EAJAAR0337) DESCREVER, ARGUMENTAR E ORGANIZAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA CULTURAL, DE CULTURAS DIVERSAS, SOBRETUDO A BRASILEIRA, INCLUINDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS.