You are currently viewing Língua Portuguesa: A função social das campanhas publicitárias sociais e educativas.

Língua Portuguesa: A função social das campanhas publicitárias sociais e educativas.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A CAMPANHA PUBLICITÁRIA É UM CONJUNTO DE MATERIAL QUE PODE INCLUIR CARTAZES, FOLDERS, ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, VÍDEOS, TEXTOS E IMAGENS QUE SE DESTINAM A UM CONJUNTO DE PESSOAS COM O MESMO PERFIL. ESSAS CAMPANHAS CIRCULAM NOS MAIS DIVERSOS MEIOS: TELEVISIVO, DIGITAL, IMPRESSO E RÁDIO.

AS CAMPANHAS SOCIAIS E EDUCATIVAS, GERALMENTE, SÃO REALIZADAS POR INSTITUIÇÕES OU PELO GOVERNO PARA ORIENTAR AS PESSOAS EM CAUSAS AMBIENTAIS, SOCIAIS OU DE SAÚDE PÚBLICA, COMO A PRESERVAÇÃO DO CÂNCER, DO MEIO AMBIENTE, O COMBATE A FOME , ENTRE OUTRAS.

Fonte: Imagem Canva Elementos

QUESTÃO 1

ESTE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMPÕE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOCIAL E EDUCATIVA. OBSERVE A IMAGEM, O TEXTO E RESPONDA:

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/339529259384902048/ – acesso em 09/11/2022

A) PARA QUEM ESSE ANÚNCIO FOI CRIADO?

B) O QUE SERÁ QUE A PESSOA QUE CRIOU ESSE ANÚNCIO  QUIS DIZER PARA AS PESSOAS?

C) QUAL A RELAÇÃO DA IMAGEM COM O TEXTO DO ANÚNCIO?

QUESTÃO 2

A PUBLICIDADE USA E ABUSA DAS IMAGENS PARA COMUNICAR SUAS MENSAGENS. POR ISSO É IMPORTANTE SABER LER AS IMAGENS, OU SEJA, PERCEBER O SENTIDO CONTIDO EM UMA MENSAGEM.
OBSERVE COMO A PUBLICIDADE UTILIZOU A OBRA DE ARTE AUTORRETRADO DE PABLO PICASSO PARA COMUNICAR UMA IDEIA AO CONSUMIDOR.

Fonte: https://pt.slideshare.net/crisbirne/obras-de-arte-nas-imagens-publicitrias – acesso em 10/11/2022

EM SUA OPINIÃO, QUAL É ESSA IDEIA?

A) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO EFICIENTES.

B) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO OBRAS PRIMAS.

C) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR.

D) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO CAROS.

QUESTÃO 3

ANALISE ESTE OUTRO ANÚNCIO E RESPONDA:

Fonte: https://www.behance.net/gallery/75063463/Novembro-Azul-OAB-Goias – acesso em 16/11/2022

A) QUAL É O TEMA DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO?

B) PARA QUE ELE FOI ESCRITO?

C)PARA QUEM FOI ESCRITO ESSE TEXTO?

D) QUEM CRIOU ESSE ANÚNCIO USOU ESTA IMAGEM E NÃO OUTRA?

QUESTÃO 4

EM SUA OPINIÃO, POR QUE O USO DE IMAGENS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS TRANSMITAM SUAS MENSAGENS?

QUESTÃO 5

AGORA É COM VOCÊ! CRIE UM CARTAZ QUE IRÁ COMPOR A CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA QUE SERÁ DIVULGADA EM SEU LOCAL DE TRABALHO. BOM TRABALHO!!


ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 31) CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS

PARA REVER O CONTEÚDO DESSA ATIVIDADE ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.

Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0EoTwbQPCDU

Componente curricularLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0170) Reconhecer a importância de campanhas publicitárias elaboradas por várias instâncias da vida pública.  
(EAJAAR0111) Experimentar e vivenciar os processos criativos em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a sensibilidade e a reflexão de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando os espaços disponíveis na escola e na comunidade.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://pt.slideshare.net/crisbirne/obras-de-arte-nas-imagens-publicitrias – acesso em 10/11/2022.
https://materiais.rockcontent.com/marketing-de-conteudo – acesso em 10/11/2022