Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A CAMPANHA PUBLICITÁRIA É UM CONJUNTO DE MATERIAL QUE PODE INCLUIR CARTAZES, FOLDERS, ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, VÍDEOS, TEXTOS E IMAGENS QUE SE DESTINAM A UM CONJUNTO DE PESSOAS COM O MESMO PERFIL. ESSAS CAMPANHAS CIRCULAM NOS MAIS DIVERSOS MEIOS: TELEVISIVO, DIGITAL, IMPRESSO E RÁDIO.
AS CAMPANHAS SOCIAIS E EDUCATIVAS, GERALMENTE, SÃO REALIZADAS POR INSTITUIÇÕES OU PELO GOVERNO PARA ORIENTAR AS PESSOAS EM CAUSAS AMBIENTAIS, SOCIAIS OU DE SAÚDE PÚBLICA, COMO A PRESERVAÇÃO DO CÂNCER, DO MEIO AMBIENTE, O COMBATE A FOME , ENTRE OUTRAS.
QUESTÃO 1
ESTE ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMPÕE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOCIAL E EDUCATIVA. OBSERVE A IMAGEM, O TEXTO E RESPONDA:
A) PARA QUEM ESSE ANÚNCIO FOI CRIADO?
B) O QUE SERÁ QUE A PESSOA QUE CRIOU ESSE ANÚNCIO QUIS DIZER PARA AS PESSOAS?
C) QUAL A RELAÇÃO DA IMAGEM COM O TEXTO DO ANÚNCIO?
QUESTÃO 2
A PUBLICIDADE USA E ABUSA DAS IMAGENS PARA COMUNICAR SUAS MENSAGENS. POR ISSO É IMPORTANTE SABER LER AS IMAGENS, OU SEJA, PERCEBER O SENTIDO CONTIDO EM UMA MENSAGEM.
OBSERVE COMO A PUBLICIDADE UTILIZOU A OBRA DE ARTE AUTORRETRADO DE PABLO PICASSO PARA COMUNICAR UMA IDEIA AO CONSUMIDOR.
EM SUA OPINIÃO, QUAL É ESSA IDEIA?
A) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO EFICIENTES.
B) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO OBRAS PRIMAS.
C) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO DIFÍCEIS DE ENCONTRAR.
D) OS PRODUTOS BOMBRIL SÃO CAROS.
QUESTÃO 3
ANALISE ESTE OUTRO ANÚNCIO E RESPONDA:
A) QUAL É O TEMA DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO?
B) PARA QUE ELE FOI ESCRITO?
C)PARA QUEM FOI ESCRITO ESSE TEXTO?
D) QUEM CRIOU ESSE ANÚNCIO USOU ESTA IMAGEM E NÃO OUTRA?
QUESTÃO 4
EM SUA OPINIÃO, POR QUE O USO DE IMAGENS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS TRANSMITAM SUAS MENSAGENS?
QUESTÃO 5
AGORA É COM VOCÊ! CRIE UM CARTAZ QUE IRÁ COMPOR A CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA QUE SERÁ DIVULGADA EM SEU LOCAL DE TRABALHO. BOM TRABALHO!!
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 31) CILCANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
SAIBA MAIS
PARA REVER O CONTEÚDO DESSA ATIVIDADE ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR.
Componente curricular | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0170) Reconhecer a importância de campanhas publicitárias elaboradas por várias instâncias da vida pública. (EAJAAR0111) Experimentar e vivenciar os processos criativos em artes visuais articulando a percepção, a imaginação, a sensibilidade e a reflexão de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando os espaços disponíveis na escola e na comunidade. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://pt.slideshare.net/crisbirne/obras-de-arte-nas-imagens-publicitrias – acesso em 10/11/2022. https://materiais.rockcontent.com/marketing-de-conteudo – acesso em 10/11/2022 |