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Língua Portuguesa – A espontaneidade dos gêneros orais

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – A espontaneidade dos gêneros orais. Disponível em: <pixabay.com/pt/illustrations>. Acesso em: 01 de Dezembro de 2021.

A aula de hoje abordará os gêneros orais: debate e entrevista. Denominados como gêneros livres e espontâneos, os gêneros orais também podem ser registrados, mas sua principal finalidade é a exposição de ideias diretas no meio público, que muitas vezes diante do teor discursivo podem esclarecer como também convencer sobre uma nova opinião. Os gêneros orais são excelentes formadores sociais.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – A espontaneidade dos gêneros orais

LÍNGUA PORTUGUESA | 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

A espontaneidade dos gêneros orais

Hoje, iremos estudar os gêneros orais, conhecidos por sua ampla abertura discursiva, podem ser uma ferramenta preciosa para persuasão e a conscientização. São exemplos deste gênero: o debate, a entrevista e o discurso público. E aí? Preparado para conhecer cada um deles?

O debate

O debate é o gênero oral capaz de discutir, contestar, polemizar, argumentar, persuadir e defender um ponto de vista. Neste sentido amplo, o gênero debate é aberto ao público, e para participar é preciso estar inscrito e respeitar as regras para que não haja conflitos, afinal debater não é discutir ou mesmo brigar para defender uma ideia, debater é permitir o direito de falar e respeitar a fala do outro.

Para um debate não virar discussão é importante: 

• Dar direito a todos os participantes 

• Não interferir quando um participante estiver expondo suas opiniões e argumentos. 

• Respeitar os participantes, falar sem ofensa, xingamento, zombaria.

O debate é formado por: 

Moderador ou mediador é quem dita as regras, apresenta o tema a ser discutido, escolhe os debatedores, estipula o tempo de cada um, e se necessário pode interromper o debate, é de fato quem coordena o debate, dando direito de fala e resposta diante aos argumentos.

• Debatedores são os participantes ativos, são aqueles que expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, fazendo uso de argumentos, razões e explicações. 

Público são as pessoas que assistem ao debate, podem fazer perguntas aos debatedores, se o moderador permitir dentro das regras estabelecidas previamente. Podem tomar partido sobre o tema discutido.

A entrevista

Trata-se de um gênero oral que também pode ser considerado como gênero jornalístico, de caráter prático e midiático, a entrevista pode ser usada como registro histórico e muitas vezes como subsídio de uma biografia. Sua principal característica é o diálogo permeado em perguntas e respostas, muitas vezes livres e descontraídas, no entanto como caráter documental a entrevista já está previamente construída diante das necessidades de esclarecimento de um fato ou da prestação de contas de uma autoridade.

A entrevista pode ser presencial sendo transmitida ao vivo pelo rádio, tv e internet; ou podem ser transcritas pelo jornal, revistas ou sites. Por ser muito democrática a entrevista é um gênero que agrada muito ao público, principalmente quando o entrevistado é alguém carismático ou mesmo notório.

Sua maior finalidade é a informação, tanto para o entrevistado como para o assunto que será abordado na entrevista. Cabe ao entrevistador ter domínio sobre o assunto da entrevista, e em alguns casos até falar outro idioma para melhor atender ao tema abordado na entrevista. Fazer traduções e adequações para o público que acompanha o referido diálogo entre o entrevistado e o entrevistador.

Os principais tipos de entrevistas:

– Entrevista individual: é quando participam apenas o entrevistador e o entrevistador, geralmente é destinada a celebridades e ambas as partes se preparam para o diálogo.

– Entrevista coletiva:  trata-se de uma entrevista realizada em grupo, nesse modelo, há um grupo de entrevistadores que fazem diferentes perguntas a um entrevistado. Muito comum no meio público, destinada a autoridades e parlamentares. Mas em situações de riscos, pode haver uma entrevista coletiva a um bombeiro que fez um salvamento.

– Entrevista exclusiva: trata-se de uma entrevista é permitida pelo entrevistado a um único entrevistador (repórter ou jornalista), normalmente com alguma informação nova desconhecida por todos e que será divulgada ou mesmo esclarecida na entrevista.

O discurso público

O discurso público é uma modalidade oral muito antiga e bastante atuante no meio político, atualmente para inaugurar uma obra, ou fazer uma prestação de contas, ou mesmo anunciar novas medidas governamentais, nossas autoridades preparam um discurso público que visa esclarecer dados ou regras. É óbvio que não podemos esquecer dos comícios em praça pública e das grandes manifestações populares nestas ocasiões o discurso impera como gênero oral, traz voz ao povo e muitas vezes pode consagrar seu orador, no entanto é importante conhecer a intenção de cada discurso público, as suas esferas de circulação, suas fontes, pois atualmente muito do discurso público cai em descrédito, pois muito se promete e pouco se cumpre.

Em assembleias ou comissões parlamentares o discurso público também é muito usado para angariar votos para aprovação de medidas ou leis, por isso é fundamental interagir com o discurso público para que possamos conhecer nossos direitos e especialmente nossos deveres, afinal quem ouve o discurso público enquanto interlocutor tem o dever de participar e expor novas ideias.

Atividades

Questão 01 – Os gêneros orais são fundamentais para expressão social e coletiva de um povo, sabendo disso, comente: Você já participou ou já assistiu um debate? Qual era o tema debatido? Havia quantos debatedores? Houve respeito entre os participantes?

Questão 02 – Após esta aula, você já deve ter observado que os gêneros orais estão mais próximos da nossa realidade do que imaginamos. Tomando como base o conteúdo desta aula, escolha uma pessoa para entrevistar. Pode ser um líder da sua comunidade ou mesmo um profissional autônomo, como um feirante ou um comerciante local. Faça um roteiro de suas perguntas e seja respeitoso com seu entrevistado para não invadir a sua intimidade, ressalta apenas as suas responsabilidades sociais.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0744) Planejar e realizar debates e entrevistas.
(EAJALP0844) Expor oralmente de resultados de estudos e pesquisas, com diferentes formas de uso da fala – memorizada ou espontânea.
(EAJALP0846) Efetuar a entrevista a partir de roteiros, anotações ou gravações.
Referências:MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Educação linguística; 2)