You are currently viewing Língua Portuguesa – A antítese, o jogo de oposições

Língua Portuguesa – A antítese, o jogo de oposições

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa A antítese, o jogo de oposições é destinada aos estudantes da 6ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A antítese

É uma figura de linguagem construída com palavras ou termos opostos. Vista como um recurso expressivo, a antítese trabalha com sentidos contrários, como:

Sol e chuva.

Fogo e água.

Céu e inferno Amor e ódio.

     Quando empregamos a antítese ocorre uma ênfase discursiva pautada no dualismo das palavras, sendo a oposição um reforço aos termos empregados. Veja os exemplos:

Quem ama o feio bonito lhe parece.

Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

Não há luz sem antes, a escuridão.

Observe que o jogo de oposição entre as palavras ressalta o enunciado como um todo repleto de interpretações, e apesar de contraditórias uma palavra complementa a outra.

A antítese é um recurso estilístico que está presente em textos diversos, como em: músicas, poemas, propagandas e ditos populares. No entanto,  muitas antíteses são produzidas na oralidade e nem se quer percebemos, como:

Ficou entre a vida e a morte.

Irei faça sol ou chuva.

Foi do inferno ao céu em questão de segundos.

Antítese e paradoxo:

 Exatamente como a antítese, o paradoxo também é uma figura de linguagem que faz uso de contradições, no entanto o paradoxo difere-se da antítese pois utiliza uma expressão ou enunciado inteiro, observe:

O amor é ferida que dói e não se sente. (Luís Vaz de Camões)

Meus olhos andam cegos de te ver. (Florbela Espanca)

A antítese é um recurso literário, repleto de expressividade que pode enriquecer um texto com um jogo de ideias contrárias.

QUESTÃO 1

Identifique   a frase que não apresenta uma antítese:

a) Passou dia e noite esperando por ela.

b) Tem de saber a hora certa de chegar e ir embora.

c) Por aqui passaram sábios e tolos e ninguém foi discriminado.

d) Queria a sombra e ganhou água fresca.

e) Sol e chuva, casamento de viúva.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/mulher-amor-morte-pesar-rosa-alma-5146993/>. Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

QUESTÃO 2

A antítese é uma figura de linguagem construída com a oposição de ideias, de caráter altamente literário, a antítese pode estar presente em diversos textos, mencione aqui algumas modalidades textuais.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/compondo-mulher-fantasia-rosto-2391033/>. Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

QUESTÃO 3

A principal característica da antítese é fazer uso de pares opostos dentro de um enunciado. A partir das oposições abaixo crie frases que evidencie o sentido oposto das palavras.

a) Luz e escuridão

b) Som e silêncio

c) Alegria e tristeza

d) Paz e guerra

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: < <https://pixabay.com/pt/illustrations/fogo-e-%c3%a1gua-m%c3%a3os-lutar-inc%c3%aandio-2354583/>. Acesso em: 12 de dezembro de 2022.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: a antítese, o jogo de oposições, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta figura de linguagem.

CANAL REGINA CACIA “Antítese e o jogo de ideias.” disponível:  <https://www.youtube.com/watch?v=CyAq9bUsy-M> acesso em 12 de dez. de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJALP0662) Declamar poemas diversos.
(EAJALP0663) Discutir sobre as figuras de linguagem presentes nos textos literários.          
Referencial teórico: PRETI, D. (2008) Nas “entrelinhas” da gramática. In: Palma, D., Hackerott, M. S., Bastos, N. B., Faccina, R. L. S. (orgs) Homenagem: Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

RIBEIRO, João. (1933) Grammatica Portugueza. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

RIBEIRO, Júlio (1919) Grammatica Portugueza. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

ROCHA LIMA, C. H. (1976) Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.