Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A ANTÍTESE, O JOGO DE OPOSIÇÕES
É uma figura de linguagem construída com palavras ou termos opostos. Vista como um recurso expressivo, a antítese trabalha com sentidos contrários, como:
Sol e chuva.
Fogo e água.
Céu e inferno Amor e ódio.
Quando empregamos a antítese ocorre uma ênfase discursiva pautada no dualismo das palavras, sendo a oposição um reforço aos termos empregados. Veja os exemplos:
Quem ama o feio bonito lhe parece.
Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.
Não há luz sem antes, a escuridão.
Observe que o jogo de oposição entre as palavras ressalta o enunciado como um todo repleto de interpretações, e apesar de contraditórias uma palavra complementa a outra.
A antítese é um recurso estilístico que está presente em textos diversos, como em: músicas, poemas, propagandas e ditos populares. No entanto, muitas antíteses são produzidas na oralidade e nem se quer percebemos, como:
Ficou entre a vida e a morte.
Irei faça sol ou chuva.
Foi do inferno ao céu em questão de segundos.
Antítese e paradoxo:
Exatamente como a antítese, o paradoxo também é uma figura de linguagem que faz uso de contradições, no entanto o paradoxo difere-se da antítese pois utiliza uma expressão ou enunciado inteiro, observe:
O amor é ferida que dói e não se sente. (Luís Vaz de Camões)
Meus olhos andam cegos de te ver. (Florbela Espanca)
A antítese é um recurso literário, repleto de expressividade que pode enriquecer um texto com um jogo de ideias contrárias.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A antítese é um recurso literário, repleto de expressividade que pode enriquecer um texto com
(A) um jogo de ideias contrárias.
(B) um jogo de ideias semelhantes.
(C) um jogo de ideias diferentes.
(D) um jogo de ideias similares
QUESTÃO 2
A antítese é uma figura de linguagem construída com a oposição de ideias, de caráter altamente literário, a antítese pode estar presente em diversos textos, mencione aqui algumas modalidades textuais.
QUESTÃO 3
A principal característica da antítese é fazer uso de pares opostos dentro de um enunciado. A partir das oposições abaixo crie frases que evidencie o sentido oposto das palavras.
a) Luz e escuridão
b) Som e silêncio
c) Alegria e tristeza
d) Paz e guerra
e) Sábio e tolo
f) Frio e quente
g) Fogo e água
QUESTÃO 4
A figura de linguagem que mais se confunde com a antítese é
(A) a aliteração
(B) o eufemismo
(C) a metonímia
(D) o paradoxo
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o assunto: a antítese, o jogo de oposições, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre esta figura de linguagem.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0525) Compreender e analisar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, tais como figuras de linguagem e sinonímia/paráfrase |
Referências: | PRETI, D. (2008) Nas “entrelinhas” da gramática. In: Palma, D., Hackerott, M. S., Bastos, N. B., Faccina, R. L. S. (orgs) Homenagem: Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. RIBEIRO, João. (1933) Grammatica Portugueza. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. RIBEIRO, Júlio (1919) Grammatica Portugueza. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. ROCHA LIMA, C. H. (1976) Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio. |