You are currently viewing Língua Portuguesa: Gênero textual Notícia

Língua Portuguesa: Gênero textual Notícia

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFs7VZzlBw/noGwra_X6O4kGEplXveYFg/edit – acesso em 29/08/2023

O gênero textual Notícia

A Notícia é um gênero textual, encontrado em diversos tipos de mídias – jornal impresso ou digital, sites noticiosos, blogues, entre outros. O seu texto apresenta um relato objetivo e real de um evento recente, interessante, relevante e de interesse do público. Uma notícia deve responder as seguintes questões: o que, quando, quem, onde, porque e como. Ao ler notícias, verifique se as respostas a essas questões foram dadas de forma clara e objetiva. Isso vale também para fotos, vídeos, áudios ou qualquer outro conteúdo noticioso.

A finalidade da notícia é informar o leitor de maneira imparcial, oferecendo detalhes importantes, dados e informações sobre acontecimentos variados, desde questões locais até as globais.

Imparcialidade é uma maneira de apresentar informações livre de influências pessoais, preconceitos ou interesses próprios. 

Quando a pessoa que produz a notícia é imparcial, não favorece um lado específico de um argumento, evento, situação ou pessoa. Isso permite que o público forme suas próprias opiniões com base nos fatos e informações apresentadas. 

A imparcialidade é um princípio fundamental em jornalismo.

Estrutura de uma notícia


Questão 1

Qual é o objetivo principal de uma notícia?

A) Entreter o leitor.

B) Convencer o leitor a comprar algo.

C) Informar o leitor sobre eventos recentes e importantes.

D) Instruir o leitor a tomar decisões pessoais.


Questão 2

A notícia que você vai ler foi publicada no site de uma academia, para informar seus clientes sobre um novo tipo de atividade física. Depois da leitura, responda se o autor da notícia foi parcial ou imparcial.

Fonte: https://www.canva.com/design/DAFtBC4QcI8/U3uPwtBEjSf6XW1LPVOeJA/edit acesso em 29/08/2023

Questão 3

Qual é a parte de uma notícia que fornece um resumo conciso dos detalhes mais importantes?

A) Título.

B) Introdução.

C) Corpo da notícia.

D) Conclusão.


Questão 4

O corpo humano é extremamente complexo. Ele é formado por muitas partes diferentes, chamadas de sistemas. Cada sistema tem sua própria função, como, por exemplo, os sistemas digestório, respiratório, circulatório e o urinário. Para mantê-los funcionando adequadamente pode-se adotar algumas estratégias: alimentar-se de maneira saudável, praticar atividade física regularmente, dormir bem, hidratar-se, cuidar da higiene pessoal e da saúde mental. Qual dessas estratégias você já adota e quais ainda não fazem parte do seu cotidiano? Reflita sobre o seu comportamento em relação aos cuidados com seu corpo.


Questão 5

Hora de aplicar o que aprendeu!
Você será um jornalista cidadão e escreverá uma notícia sobre a importância de conhecer e seguir estratégias que ajudam na manutenção do corpo. Após pronta, tente colocar a sua notícia no jornal ou blogue de sua escola.

Você pode falar sobre como o estresse, a sujeira do ambiente e os hábitos não saudáveis ​​podem afetar nosso corpo, como a alimentação influência na longevidade, entre outros temas.

Lembre-se que uma notícia precisa responder às perguntas: o que, quando, quem, onde, porque e como. Use informações de pesquisas e fontes confiáveis, e caso possa, utilize imagens. E não se esqueça da imparcialidade.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagogia
Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0331) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no cotidiano dos estudantes (EJACI0322) Conhecer estratégias e cuidados com os sistemas do corpo humano, a fim de garantir e manutenção da saúde
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. 
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.