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Língua Inglesa: Texto Informativo – Leitura crítica e formação de opinião

Olá! Esta aula de Língua Inglesa é destinada aos educandos da  8ª Série da Eaja.

Na aula de hoje, vamos ver sobre o gênero textual informativo: estratégias de leitura e de escrita. Vamos aprender como ler, desenvolver e escrever o pensamento crítico com ética, após fazer a leitura e interpretação de textos informativos.

Assista a videoaula abaixo com a temática: Texto Informativo – Leitura Critica e Formação de Opinião

EAJA 8 SERIE Língua Inglesa Aula 6

Na videoaula acima, vimos que  Ler é muito importante. Escrever também. Para ler de uma maneira mais eficiente e produtiva em Língua Inglesa, estratégias de leitura já estudadas por nós como o SKIMMING  e o SCANNING não são as únicas ferramentas das quais dispomos para interpretação de textos escritos. Após aplicar estas técnicas, nós partimos para a leitura aprofundada do texto informativo em si, e para a escrita também. A Professora Priscylla explicou que para que tenhamos êxito na leitura, na análise e na escrita de textos informativos, principalmente àqueles que pertencem ao subgênero jornalístico, precisamos pensar em uma série de categorias. Primeiramente, aplicamos as técnicas de skimming e scanning, depois fazemos a leitura com atenção, sublinhando cognatos, pesquisando sempre que necessário, o significado das palavras. Entender o contexto, ou seja, as circunstâncias em que aquele texto foi escrito, por quem, para quem e para quê. 

 Para escrever um texto informativo, dissertativo, ou mesmo para escrever textos que critiquem ideias previamente lidas de uma forma séria, não podemos usar estereótipos, agressividade, baixo calão, linguagem informal, ironia ou sarcasmo. Precisamos apresentar dados, fatos e informações corretas, reflexões éticas, morais e legais. 

  Devemos sempre citar as nossas fontes. E nossas fontes devem ser dignas de credibilidade respeito na comunidade acadêmica, científica e na sociedade como um todo. Narrativas inspiradoras devem servir como argumento. Por exemplo, para falar sobre racismo, você pode citar a luta de Marthin Luther King, procure  e use depoimentos de autoridades no assunto que você está lendo/sobre, não se concentre em uma única fonte apenas.Ofereça soluções éticas, legais, cabíveis.

ATIVIDADE 1

LEIA O TEXTO DO ACADÊMICO NEGRO  ALEXANDER CRUMMEL SOBRE ESCRAVIDÃO, AFRICANOS AMERICANOS E A LIBÉRIA, E IDEIAS CIVILIZATÓRIAS ESCRITO PARA O JORNAL AFRICAN REPOSITORY EM JUNHO DE 1861. ELE ESTAVA NOS ESTADOS UNIDOS TENTANDO ESPALHAR SUA IDEIA DE UMA MISSÃO CIVILIZATÓRIA CRISTÃ NA ÁFRICA.

FONTE: https://libraries.udmercy.edu/archives/special-collections/index.php?collectionCode=baa&record_id=584

“Millions of that race were waiting for enlightenment here and in Africa. For 1800 years the Christian religion had been spreading everywhere, but Africa had remained under the mysterious spell of paganism. The efforts for her recovery, for raising her unto the full light of civilization, were strengthening now, however. Among the agencies to this end none were more effective than the colony of Liberia.In the colony of Liberia, as in any other colony, the foundations of empire were laid in doubt. Slavers would come into Monrovia and overawe the few and simple people; emigrants were decimated by fever; wars by the neighboring governments were incited by slavers—and all was doubt. Now that has passed, men are investing their means in agriculture, in manufactures, in commerce. Ten years has made a great change, and there are important staples which then were unknown. There are half a million coffee trees in the colony, and the coffee trade of Bassa will become very important. In 1853 no sugar was manufactured, and now for 18 miles on one river are plantations of sugar cane, and some farmers have their own coopers to make sugar barrels. One farmer made last year 55,000 pounds. Cotton is cultivated extensively in the interior, and manufactured by the natives into pieces of three feet wide by six long. Probably from 50,000 to 100,000 of these are exported every year, equal to half a million pounds of cotton, much of which is exported to Brazil.The English are rapidly opening up a trade in raw cotton, by making these cloths themselves and exchanging them for cotton at Monrovia.Many farmers will this year increase the land they have under cultivation.The avidity with which the native Africans enter upon trade and barter is singular. Liberian citizens go back into the interior, and by barter get gold, ivory, palm oil, etc. The exports of Liberia were something like $100,000 last year—far more than the imports. The trading qualities of the people may be seen in the fact that although there are but 15,000 emigrants there, some 20 or 30 vessels are owned by them.The native tribes for two centuries have made war on each other,and now many tribes have come under the government and received its protection, and consented to be taxed therefor.  Those who become civilized are admitted to the franchise.  Domestic slavery is extensively carried on in Africa, and numbers of the slaves escape to Liberia, and President Benson has given the foreign tribes to know that wherever the Liberian flag floats every man is free.  For one hundred and fifty miles from the coast, American civilized habits are coming more and more into use.The English language is the language there.  Thousands and thousands of native Africans are becoming assimilated to American habits.  English and American literature prevails, Shakespeare and Milton, and the Review, and the illustrated papers are read there.In all these results, religion and missionaries have had their share.And now, crowning the heights near Mesurado, is springing up a college, whither the African chiefs will learn to send their children for education, instead of to Scotland or America, where the cold kills many of them.  This college is indeed the crowning benefaction of American philanthropy.”

01) Faça a tradução do texto.

02) Quem foi Alexander Crummel? Pesquise e escreva no caderno.

03) O que o texto diz sobre a África e o Cristianismo?

04) O que o texto diz que está ocorrendo na Libéria, naquele momento?

05) Segundo o texto, o que a Libéria produz e qual o rendimento dessas produções?

06) Naquele período, segundo o texto, como estavam as exportações da Libéria?

07) O que ele diz sobre os hábitos americanos e a Literatura Inglesa na Libéria na época em que foi escrito?

08) O que você acha das ideias sobre civilização e cristianismo na África expostas pelo texto?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJALI0812) Compreender, debater e refletir sobre assuntos relativos ao texto, primando pelos diferentes pontos de vista defendidos por leitores e autores.
(EAJALI0708) Desenvolver estratégias de leitura e compreensão dos textos informativos