You are currently viewing Língua Inglesa: Narrattive Writing

Língua Inglesa: Narrattive Writing

Esta proposta de atividade de LÍNGUA INGLESA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem criada no canva.com

Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Types of Narratives

Summary Epic: A lengthy poem or story about the adventures of legendary figures. 

Ballad: A narrative poem addressing themes like love and loss, often musical in form.

Fable: A short story featuring animals that imparts a moral lesson. Fairy Tale: A whimsical story with magical elements, usually for children, conveying moral lessons. 

Myth: A traditional tale explaining cultural or natural phenomena, often involving deities.

Legend: A narrative blending historical facts with fiction, centered on heroic figures or events. 

Short Story: A brief narrative focused on a single incident or character with deeper themes. 

Novel: A long fictional narrative exploring complex characters and plots, divided into chapters. 

Biography: An account of someone’s life written by another person. Autobiography: A self-written account of one’s own life. 

Memoir: A narrative focused on specific experiences in a person’s life, reflecting their significance. 

Mystery: A story centered on a crime or puzzle that involves suspense and intrigue. Science Fiction: A genre exploring futuristic concepts and advanced technology, often including aliens.

Historical Fiction: A narrative set in the past that combines real events and figures with fictional elements.

QUESTION 01

Um relato detalhado da vida de uma pessoa, escrito por outra pessoa é

(A) an autobiograhy.

(B) a biography.

(C) a fable.

(D) a novel.

QUESTION 2

O tipo de narrativa que envolve animais e tem uma lição de moral é

(A) a ballad.

(B) a fable.

(C) an epic.

(D) a legend.

QUESTION 3 

Desembaralhe as letras para identificar os tipos de narrativas descritos abaixo:

(A) PICE: ___________________________
(Dica: Um longo poema ou história sobre figuras lendárias)

(B) LLABDA: ___________________________
(Dica: Um poema narrativo que muitas vezes lida com temas de amor e perda)

(C) EBFAL: ___________________________
(Dica: Uma história curta que apresenta animais e transmite uma lição moral)

(D) YFAIR TAEL: ___________________________
(Dica: Uma história fantasiosa para crianças com criaturas mágicas)

(E) HMYT: ___________________________
(Dica: Um conto tradicional que explica fenômenos culturais ou naturais)

(F) LEDGEN: ___________________________
(Dica: Uma narrativa que mistura fatos históricos com ficção)

(G) LEONV: ___________________________
(Dica: Uma narrativa longa e ficcional que explora personagens e enredos complexos)

(H) RAOIOGBAHY: ___________________________
(Dica: Um relato da vida de alguém escrito por outra pessoa)

(I) IOOAUBAGTHY: ___________________________
(Dica: Um relato escrito por alguém sobre sua própria vida)

(J) MIMEOR: ___________________________
(Dica: Uma narrativa focada em experiências específicas na vida de uma pessoa)

(K) YSTEMIR: ___________________________
(Dica: Uma história centrada em um crime ou enigma)

(L) HISTORICAL FNOCTIIO: ___________________________
(Dica: Uma narrativa ambientada no passado, combinando eventos reais com ficção)

QUESTION 4

Produza uma narrativa e depois a traduza para o inglês. Se preferir, você pode seguir a estrutura sugerida abaixo:

  • Inicie com uma introdução envolvente que apresente o cenário, personagens e um vislumbre do conflito principal. 
  • Desenvolva personagens sólidos e complexos ao longo do texto, permitindo que os leitores se identifiquem com suas motivações e jornadas. 
  • Construa um enredo bem definido, com um início, meio e fim, cada parte contribuindo para a progressão da história. 
  • Introduza um conflito central que mantenha os leitores envolvidos e, ao longo do texto, crie momentos de alta tensão que culminem no clímax da narrativa.
  • Conclua com uma resolução satisfatória que responda ao conflito e, se adequado, inclua uma lição ou mensagem que os leitores possam levar consigo. 
  • Use uma linguagem descritiva, diálogos eficazes e revise cuidadosamente para corrigir erros e aprimorar o fluxo do texto.

AutoriaDrª Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras Portuguese/Inglês – Doutorado em Educação
AutoriaProfª Drª Sueidy Lourencio
FormaçãoLetras Portuguese/Inglês – Doutorado em Educação
Componente CurricularLíngua Inglesa
Habilidades(EJALI0513) Desenvolver estratégias de leitura e compreensão dos textos narrativos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.
Disponível em: