You are currently viewing Língua Inglesa: Estratégias e práticas de escrita e construção de repertório lexical

Língua Inglesa: Estratégias e práticas de escrita e construção de repertório lexical

 Olá! Esta aula de LÍNGUA INGLESA é destinada a educandos da  5ª Série da Eaja.

A videoaula de hoje discutirá os conceitos de texto e suas estruturas formadoras, e abordará as técnicas e estratégias para uma boa leitura e escrita, bem como discussão dos processos de recepção textual.

https://unsplash.com/photos/sfL_QOnmy00

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE ESCRITA E CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO LEXICAL.

EAJA 5ª SÉRIE FUNDAMENTOS DO TEXTO – AULA 5

Na videoaula de hoje vimos que as palavras são a base da comunicação. Compreendê-las e saber  o momento certo de usá-las é de extrema importância em todas as esferas sociais. Porém o domínio das mesmas requer muita leitura e prática de interpretação, pois elas assumem várias formas e várias essências. É o que chamamos de polissemia. A existência de uma variedade de sentidos ocorre em todas as línguas, e não é diferente com a Língua Inglesa. Muitos alunos tem dificuldade em ler textos em Língua Inglesa, dizem que não tem vocabulário suficiente, ou mesmo que não entendem nada do idioma. Alguns estudantes, apesar de apresentarem algum vocabulário, também se atrapalham, porque precisam consultar muitas vezes o dicionário, ou porque se deparam com muitos significados e não conseguem distinguir qual usar. A videoaula de hoje abordou essa temática do significado, da polissemia e do contexto, discutiu e comentou brevemente sobre as classes de palavras. Vimos também na videoaula acima que o texto é a maior unidade geradora de sentido presente em todas as línguas. Somos cercados por textos orais e escritos por todos os lados. Aprendemos também que a convivência em sociedade possibilitou a origem de mais de 3.000 gêneros textuais, cuja compreensão se torna indispensável para uma boa interação e expressão de ideias. por fim, nos aprofundamos nos estudos sobre o texto, revendo alguns conceitos  e ampliamos nossos conhecimentos sobre dois gêneros textuais muito importantes: a ficha técnica e a carta.

ATIVIDADE 1

Com a ajuda do dicionário e/ou do google tradutor, faça uma carta, em Inglês, assim como eu fiz a minha no vídeo. Não esqueça de colocar cabeçalho, saudação e despedida, pode ser sobre qualquer assunto para uma pessoa que você goste, escreva primeiro em Português e depois passe para o Inglês, procurando cada palavra isoladamente e verificando os seus possiveis sentidos:

PARA ISSO, VEJA O VÍDEO EXTRA QUE FALA SOBRE POLISSEMIA: POLISSEMIA

Link: https://www.youtube.com/watch?v=caKTOWaeYqI

ATIVIDADE 2

02) Pesquise as palavras seguintes no dicionário e coloque aqui pelo menos 2 significados, em português, de cada:

a)party      b) right    c)fan   d) branch  e) kind   f) strike   g) play   h) book  i) sink   

ATIVIDADE 3

 De acordo com os significados que você achou para cada palavra, e de acordo com o contexto dado em cada frase abaixo, escolha o melhor significado e traduza cada frase.

Ex: fan: ventilador, fã

I am not a big fan of Roberto Carlos – Eu não sou um grande fã de Roberto Carlos

 (aqui a palavra fan significa fã, por causa do contexto)

  1. The party is going to be at the club and will end at 7 o´clock.
  2. You have the right of remaining in silence.
  3. We opened a branch of McDonald´s five Years ago.
  4. Your mother is a very kind lady.
  5. What kind of whisky is it?
  6. Ford workers are on a strike.
  7. Can I book a table for two?

Componentes Curriculares
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Inglesa(EAJALI0513) Fazer inferências e deduções para interpretar textos, levando em conta o tema e o gênero textual.
(EAJALI0514) Compreender a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto) para a produção textual.
(EAJALI0515) Produzir textos escritos individual e/ou colaborativamente (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, bilhetes, entre outros), sobre si mesmo, família, amigos, preferências e rotinas, comunidade e contexto escolar para compreender finalidades de gêneros textuais diversos e se expressar por meio da escrita.