You are currently viewing Língua Portuguesa – Lendo o oculto nas HQ ́S e tirinhas

Língua Portuguesa – Lendo o oculto nas HQ ́S e tirinhas

Olá! Nessa atividade iremos compreender o conceito de polissemia e ambiguidade. Como também identificar exemplos de polissemia em diversos contextos da nossa língua nas tirinhas e histórias em quadrinhos (HQ ́s).


Atividade 1

A polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Do grego “Polysemos” significa refere-se à muitos significados. É preciso ficar atento ao contexto. Por contexto, entende-se a relação existente entre a palavra e a situação textual na qual está inserida.

Exemplo de Polissemia: Cabeça:

Ele traz um boné na cabeça. ( parte do corpo humano)

Ele é o cabeça da turma. ( líder)

Acertou o dedo e não a cabeça do prego. (parte superior do prego)

Nas tirinhas e no anúncio abaixo, o humor é construído a partir dos vários sentidos das palavras, ou seja, pela polissemia existente. Identifique as palavras que apresentam múltiplos significados e explique como é produzido o efeito de humor.

Fonte: https://colband.net.br/wp-content/uploads/2018/05/vendo-por-do-sol.jpg
Fonte: https://i.pinimg.com/originals/57/1a/44/571a445dc70c0d9660166a1efaf1ad1e.jpg

Atividade 2

Assista o vídeo para entender um pouco mais sobre polissemia:

“POLISSEMIA” – Canal: Estude & Passe
Link: https://www.youtube.com/watch?v=P8cJLXPh0FI

Atividade 3

Assista o vídeo sobre como fazer uma história em quadrinhos:

“Como fazer História em Quadrinhos” – Canal: Colégios da Rede Marista
Link: https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc

Agora pegue uma folha A4 e faça você mesmo a sua história em quadrinhos.


Saiba Mais

“POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: DIFERENÇAS – NUNCA MAIS CONFUNDA – Aula 5 – Profa. Pamba – Semântica” – Canal: Redação e Gramática Zica
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OkiVG0_-Fn8&t=46s

“Diferença entre Polissemia e Homonímia” – Canal: Sora me ajuda – Prof. Luana Helena
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WWgqDPG_p2g

Componente(s)
Curricular(res)
Língua Portuguesa e Artes
Objetivos de
Aprendizagem e
Desenvolvimento
• (EAJALP0602) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (recursos linguísticos e semióticos).
• (EAJALP0620)Compreender a polissemia a partir de elementos multissemióticos presentes em textos de gêneros diversos.
ProfessorMichelle Porto Simões Mathias Coelho
Instituição Educacional Escola Municipal Stephânia Alves Bispo
CRE Brasil di Ramos

EAJA – Experiências e Curiosidades – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries