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Leitura e interpretação de mapas

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 25/01, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

A proposta dessa aula é compreender as características de um mapa e como você pode ler e interpretá-lo.

Características, leitura e interpretação de mapas

De acordo com os professores do Blog Geografia Atual, um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação. A função dos mapas é prover a visualização de dados espaciais e a sua confecção é praticada desde tempos pré-históricos, antes mesmo da invenção da escrita. Se o mapa cobrir uma grande área da superfície terrestre, de modo a que a curvatura da Terra ou a ondulação do geóide possam já influir na medição de distâncias e na precisão pretendida na representação, ter-se-á de escolher uma projeção cartográfica. Matematicamente, esta é uma função que transforma coordenadas polares ou geodésicas (latitude, longitude) em coordenadas do plano do mapa. Necessariamente, isto provoca distorção.

Características gerais dos mapas:

  • Representação plana;
  • Geralmente em escala pequena;
  • Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.), político-administrativos;
  • Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.

Generalizando: Um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos.

 Os tipos de mapas

Como representações abstratas do mundo os mapas não são neutrais e devem ser interpretados cuidadosamente: uma das razões é a distorção provocada pelas projeções cartográficas, que pode induzir em erro quanto à comparação de áreas distintas, por exemplo. Os objetos que se representa num mapa dependem do tipo de uso para o qual este é elaborado. Por exemplo, um mapa de estradas dará importância à rede viária ao representar os vários tipos de vias, os cruzamentos e as distâncias entre cidades. Um mapa geológico caracteriza do ponto de vista da geologia o solo numa dada região. Um mapa político mostrará as fronteiras ou outras divisões administrativas. Um mapa para navegação marítima dará prioridade à localização de faróis, portos e relevo submarino.

Classificação dos mapas:

Mapas físicos

  •  Mapa geomorfológico – representam as características do relevo de uma região.
  •  Mapa climático – indica os tipos de clima que atuam sobre uma região.
  • Mapa hidrográfico – mostra os rios e bacias que cortam uma região.
  • Mapa biogeográfico – apontam os tipos de vegetação que cobrem uma determinada localização

Mapas humanos

  • Mapa político – aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios.
  • Mapa econômico – indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
  • Mapa demográfico – apresenta a distribuição da população em determinada região.
  • Mapa histórico – apresenta as mudanças históricas ocorridas em determinada região.
  • Mapa rodoviário – estuda as rodovias e as estradas de um país.

Assista ao vídeo do Geógrafo Murilo Cardoso sobre como entender os mapas:

Vídeo: “Entendendo Mapas | Geografia de Tudo 002” no canal AcadGEO por Murilo Cardoso, no site do YouTube.

Elementos de um mapa

Para desenvolver a leitura e interpretação de um mapa é necessário que além de saber qual o tipo de mapa, você entenda quais elementos compõem um mapa e qual a função de cada um.

  • Título: Nome que indica o que o mapa está representando, contendo informações como o recorte espacial, o período de tempo e a temática em geral.
  • Escala: Informação de quantas vezes o terreno real (no caso a Terra ou parte dela) foi reduzido em relação ao mapa. A Escala é a relação entre o tamanho representado no mapa real na superfície terrestre. A escala traduz assim, a relação entre a distância no mapa e a correspondente distância na realidade, ou seja, indica-nos quantas vezes a realidade foi reduzida.
  • Legenda: identifica os símbolos e as cores usados no mapa.
  • Orientação: aponta no mapa o rumo da rosa-dos-ventos.
  • Fonte: entidade responsável pela realização do mapa.

Atividade

Questão 1
Analise o mapa abaixo e escreva qual o Tema, Título, Escala, quais as informações da legenda, qual a fonte.

Questão 2
Sobre o mapa do Estado de Goiás, sobre pobreza e extrema pobreza rural e urbana de 2017, escreva um texto explicando as informações do mapa, fale sobre quais regiões de Goiás tem os melhores e piores indicadores.

Questão 3
Produza um mapa da quadra que você mora em um papel A4, coloque o título, legendas com as devidas informações e a fonte. Depois mostre a sua produção para os seus familiares.


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Leitura e interpretação de mapas:

Características, leitura e interpretação de mapas – 15/12 – EAJA – Bloco 1

Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:Geografia Atual. A leitura de mapas. Disponível em: <http://liramirian10.blogspot.com/2012/02/leitura-dos-mapas.html>.  Acesso em 16 de novembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0310) Identificar e interpretar mapas e imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. 
(EAJAGE0311) Identificar e elaborar legendas em diversos tipos e escalas de representações cartográficas, utilizando inclusive as tecnologias digitais.
(EAJAGE0312) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.
Componente Curricular:Geografia