You are currently viewing Juros compostos
04/08/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Matéria sobre o parcelamento dos servidores pelo governo Sartori. tags: dívida, contas, financeiro, finanças, banco, dinheiro. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Juros compostos

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 07/12, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta atividade dialogaremos sobre os juros compostos.

Você já ouviu o termo Juros sobre juros? Então, esse termo é uma forma de denominar os juros compostos. Vamos entender direito.


Mas como calcula-se os juros compostos? 

 Assista ao vídeo da professora Claudia que ensina como calcular juros compostos:

“Juros compostos” – Canal: Claudia Franchi Matemática – Link: https://www.youtube.com/watch?v=O2OVU3ev6hk&t=178s

Percebeu que existe uma fórmula para ajudar a realizar o cálculo?!  As fórmulas matemáticas são utilizadas para nos ajudar, porém de pouco valem, se não soubermos interpretar o problema apresentado. 

Assista agora ao vídeo da Nath, que mostra que os juros rotativos do cartão de crédito, nada mais são que juros compostos, e por isso aumentam tão rápido. 

AHHH!!! Ela também apresenta dicas de como sair desse tipo de dívida!!!

“COMO SAIR DO JUROS ROTATIVO? | NATH FINANÇAS” – Canal: Nath Finanças – Link: https://www.youtube.com/watch?v=J2-QJJxL8Dw

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:

ComponenteObjeto de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0807) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
(EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo – 8ª série