You are currently viewing Educação Física: JUDÔ FEMININO

Educação Física: JUDÔ FEMININO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  2ª SÉRIE da Eja.

O UNIVERSO ESPORTIVO É HISTORICAMENTE DOMINADO PELOS HOMENS. AOS POUCOS, PORÉM, AS ATLETAS FEMININAS COMEÇAM A CONSOLIDAR SEU ESPAÇO NESSE TIPO DE ATIVIDADE, MAS, AINDA ASSIM, O NÚMERO DE MULHERES É INFERIOR AO QUANTITATIVO DE HOMENS. POR QUE ISSO ACONTECE? NESSA ATIVIDADE IREMOS ABORDAR O DESENVOLVIMENTO DO JUDÔ FEMININO NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E DISCUTIR SOBRE O PRECONCEITO EXISTENTE EM RELAÇÃO ÀS MULHERES. VAMOS LÁ?


ATIVIDADE 1

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

“5 passos para o sucesso do judô feminino” – vejapontocom – Link: https://www.youtube.com/watch?v=deBlGhWu3yU

ATIVIDADE 2

BASEADO NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR, RESPONDA EM SEU CADERNO:

• QUAL A IMPORTÂNCIA DA FIGURA FEMININA COMO TÉCNICA DE JUDOCAS?
• O VÍDEO MOSTRA UMA DESVANTAGEM FISIOLÓGICA PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DAS MULHERES EM RELAÇÃO AOS HOMENS. QUAL É ESSA DESVANTAGEM?
• O VÍDEO FALA DE SEXISMO, VOCÊ SABE O QUE É ISSO? CASO NÃO SAIBA, PESQUISE O SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO.
• AGORA QUE JÁ SABE O SIGNIFICADO DE SEXISMO, ANALISE SE NA EQUIPE DE JUDÔ BRASILEIRA OCORREU DISCRIMINAÇÃO AO SEPARAR JUDOCAS HOMENS DE JUDOCAS MULHERES.
• VOCÊ ACHA QUE A MULHER PODE PRATICAR QUALQUER ESPORTE? JUSTIFIQUE.

ATIVIDADE 3

“UMA MULHER DEVE SER LIVRE PARA ESTUDAR, TRABALHAR, PRATICAR ESPORTES, SE DIVERTIR E FAZER SUAS ESCOLHAS. MULHERES PODEM E SÃO CAPAZES DE FAZER O QUE QUISEREM, SÓ PRECISAM ACREDITAR NAS SUAS CAPACIDADES.”


VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? SE SIM, ESCREVA EM SEU CADERNO, PALAVRAS DE INCENTIVO PARA AS MULHERES BUSCAREM SEUS SONHOS.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0212) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presentes nos esportes.