You are currently viewing Inglês: Os tipos de texto e os gêneros textuais na Língua Inglesa

Inglês: Os tipos de texto e os gêneros textuais na Língua Inglesa

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 07/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista a videoaula abaixo com a temática: Os tipos de texto e os gêneros textuais na Língua Inglesa.

Inglês – 6ª série – Eaja

Muitos têm dificuldade em ler textos em Língua Inglesa, dizem que não tem vocabulário suficiente ou mesmo que não entendem nada do idioma. Alguns alunos, apesar de apresentarem algum vocabulário, também se atrapalham, porque precisam consultar muitas vezes o dicionário, ou porque se deparam com muitos significados e não conseguem distinguir qual usar. Esta aula discorre sobre  algumas estratégias para ler textos nesse idioma que vão otimizar o tempo de pesquisa do estudante, bem como aprofundar e tornar mais eficiente a sua leitura em outra língua. 

Para isso, primeiramente, é importante conhecer as noções de tipo textual e gênero textual. Observe a imagem que foi dada. Ao tentarmos entendê-la, a primeira coisa que percebemos é que ela é composta de uma parte não verbal (imagem) e de uma parte verbal, um texto. Pois bem, antes de começarmos a discutir que TIPO TEXTUAL a imagem contém e que GÊNERO TEXTUAL é o que está contido nesse espaço. Precisamos destrinchar dois conceitos muito importantes dos estudos da Língua Portuguesa e consequentemente, muito importantes para ter um melhor aproveitamento de leitura: tipo textual e gênero textual.

Tipo textual se refere à maneira de construir um texto: se ele é narrativo, descritivo, argumentativo ou se ele é uma mistura de dois ou dos três conceitos. Por exemplo, um romance é predominantemente narrativo, uma pesquisa educacional é predominantemente argumentativa, um manual de instruções é predominantemente descritivo e assim por diante.

Gênero textual  se refere à estrutura pela qual o texto nos é passado. O estilo da mensagem é o tipo e o estilo da estrutura é o gênero. Se olharmos rapidamente cada um dos textos acima, pela configuração dos mesmos, saberemos a que gêneros textuais eles pertencem pela forma com a qual estão organizados.  Pode ser uma carta, um rótulo de alimento, uma poesia, um cartão postal, bilhete, e-mail..

Atividade 1: Identificar quais os gêneros textuais das imagens abaixo.

 

Após identificar esses gêneros, descreva o que cada um deve conter. Por exemplo: um bilhete deve conter um vocativo, o corpo do texto breve e uma despedida . Depois de descrever o que cada gênero deve conter, pense e diga o tipo de texto que é predominante em cada gênero. Por exemplo, na carta, a narração e a descrição são predominantes.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALI0605) Compreender as estruturas que compõem um texto para compreender sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto); 
(EAJALI0606) Identificar a ideia principal de um texto, para reconhecer sua organização textual;
 (EAJALI0607) Interpretar diferentes textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura; 
(EAJALI0607) Interpretar diferentes textos, para compartilhar suas ideias referentes aos temas abordados, despertando o hábito de leitura;