You are currently viewing Inglês: Estratégias e práticas de escrita e construção de repertório lexical

Inglês: Estratégias e práticas de escrita e construção de repertório lexical

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Inglês foi veiculada na TV no dia 07/04/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Assista a videoaula abaixo com a temática: Estratégias e práticas de escrita e construção de repertório lexical

Inglês – 5ª série – Eaja

As palavras são a base da comunicação. Compreendê-las e saber  o momento certo de usá-las é de extrema importância em todas as esferas sociais. Porém o domínio das mesmas requer muita leitura e prática de interpretação, pois elas assumem várias formas e várias essências. É o que chamamos de polissemia. A existência de uma variedade de sentidos ocorre em todas as línguas, e não é diferente com a Língua Inglesa. Muitos alunos tem dificuldade em ler textos em Língua Inglesa, dizem que não tem vocabulário suficiente, ou mesmo que não entendem nada do idioma. Alguns estudantes, apesar de apresentarem algum vocabulário, também se atrapalham, porque precisam consultar muitas vezes o dicionário, ou porque se deparam com muitos significados e não conseguem distinguir qual usar. A aula de hoje vai abordar essa temática do significado, da polissemia e do contexto, e vamos discutir e comentar também brevemente sobre as classes de palavras.

O texto é a maior unidade geradora de sentido presente em todas as línguas. Somos cercados por textos orais e escritos por todos os lados. A convivência em sociedade possibilitou a origem de mais de 3.000 gêneros textuais, cuja compreensão se torna indispensável para uma boa interação e expressão de ideias. Nesta aula, vamos nos aprofundar nos estudos sobre o texto, revendo alguns conceitos  e vamos ampliar nossos conhecimentos sobre dois gêneros textuais muito importantes: a ficha técnica e a carta.

Atividades 01- Com a ajuda do dicionário e/ou do google tradutor, faça a sua ficha técnica, assim como eu fiz a minha abaixo:

FULL NAMEPRISCYLLA ALVES LIMA
AGE 39 YEARS OLD
BIRTH DATE19/09/1981
HOMETOWNGOIÂNIA 
STATEGOIÁS
COUNTRYBRAZIL
PROFESSIONTEACHER
MARITAL STATUSSINGLE
FAVORITE FOODBARBECUE

02) Use o exemplo da carta que você viu na vídeo aula para escrever uma carta no mesmo modelo: escreva a uma pessoa de sua estima que esteja em outra cidade. Imagine a sua situação na cidade e dê alguns detalhes simples, como foi feito no exemplo. Escreva a carta primeiro em português e depois passe para o inglês com a ajuda do google tradutor.

POLISSEMIA– Assista o vídeo, entenda o que é polissemia e pratique o que aprendeu nas atividades abaixo:

03)Pesquise as palavras seguintes no dicionário e coloque aqui pelo menos 2 significados, em português, de cada:

a)party      b) right    c)fan   d) branch  e) kind   f) strike   g) play   h) book  i) sink   

04) De acordo com os significados que você achou para cada palavra, e de acordo com o contexto dado em cada frase abaixo, escolha o melhor significado e traduza cada frase.

Exemplo: “fan“- ventilador, fã FRASE: I am not a big fan of Roberto Carlos – Eu não sou um grande fã de Roberto Carlos (aqui a palavra fan significa fã, por causa do contexto)

  1. The party is going to be at the club and will end at 7 o´clock.
  2. You have the right of remaining in silence.
  3. We opened a branch of McDonald´s five Years ago.
  4. Your mother is a very kind lady.
  5. What kind of whisky is it?
  6. Ford workers are on a strike.
  7. Can I book a table for two?
  8. Wood doesn´t sink in the water.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALI0513) Fazer inferências e deduções para interpretar textos, levando em conta o tema e o gênero textual.
(EAJALI0514) Compreender a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura e tema do texto) para a produção textual.
(EAJALI0515) Produzir textos escritos individual e/ou colaborativamente (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, bilhetes, entre outros), sobre si mesmo, família, amigos, preferências e rotinas, comunidade e contexto escolar para compreender finalidades de gêneros textuais diversos e se expressar por meio da escrita.