You are currently viewing Ciências – Importância de uma alimentação saudável

Ciências – Importância de uma alimentação saudável

 Esta atividade tem como objetivo apresentar a importância de uma alimentação saudável e diversificada para obtenção de nutrientes e energia.   Demonstrar  que a variedade na alimentação garante obtenção dos diversos nutrientes e que estes possuem funções especificas no organismo, que são fundamentais para o funcionamento adequado  do mesmo. 


Atividade 1 

Você sabe o que é uma alimentação saudável?  Vamos assistir ao vídeo para conhecer mais o assunto. 

“ALIMENTAÇÃO” – Canal: Ministério da Saúde –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=lbLVhHF9RZQ

Após assistir o vídeo, copie as perguntas abaixo em seu caderno e responda de acordo com o que você entendeu. 

a) Como você define alimentação saudável? 

b) O que devemos evitar para ter uma alimentação saudável? 


Atividade 2 

Uma alimentação saudável fornece para nosso organismo diversos nutrientes e energia. Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, eles são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Você sabe quais são as funções dos nutrientes? Acompanhe a tabela abaixo e descubra três funções associadas aos nutrientes. 


Atividade 3 

Agora é sua vez.  Faça uma pesquisa, descubra e registre em seu caderno o nome de alimentos que são ricos em energia, ricos em proteínas e ricos em sais minerais. Construa uma tabela como a do exemplo abaixo para ficar mais organizado. 

Alimentos ricos em energia Alimentos ricos em proteínas Alimentos ricos em sais minerais 

Componente(s) Curricular(res)Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes.
(EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças.
(EAJALP0534) Usar conhecimentos linguísticos/ gramaticais:regras sintáticas de concordância nominal e verbal, pontuação(ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regrasortográficas.
(EAJAMA0542) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões.
ProfessorCharles Gomes da Silva 
Instituição EducacionalEscola Municipal Brice Francisco Cordeiro/ Donata Monteiro da Motta 
CREBretas 

EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries