Esta atividade tem como objetivo apresentar a importância de uma alimentação saudável e diversificada para obtenção de nutrientes e energia. Demonstrar que a variedade na alimentação garante obtenção dos diversos nutrientes e que estes possuem funções especificas no organismo, que são fundamentais para o funcionamento adequado do mesmo.
Atividade 1
Você sabe o que é uma alimentação saudável? Vamos assistir ao vídeo para conhecer mais o assunto.
Após assistir o vídeo, copie as perguntas abaixo em seu caderno e responda de acordo com o que você entendeu.
a) Como você define alimentação saudável?
b) O que devemos evitar para ter uma alimentação saudável?
Atividade 2
Uma alimentação saudável fornece para nosso organismo diversos nutrientes e energia. Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, eles são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Você sabe quais são as funções dos nutrientes? Acompanhe a tabela abaixo e descubra três funções associadas aos nutrientes.
Atividade 3
Agora é sua vez. Faça uma pesquisa, descubra e registre em seu caderno o nome de alimentos que são ricos em energia, ricos em proteínas e ricos em sais minerais. Construa uma tabela como a do exemplo abaixo para ficar mais organizado.
Alimentos ricos em energia | Alimentos ricos em proteínas | Alimentos ricos em sais minerais |
Componente(s) Curricular(res) | Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes. (EAJACI0515) Discutir práticas de alimentação saudável e sua importância para a prevenção de doenças. (EAJALP0534) Usar conhecimentos linguísticos/ gramaticais:regras sintáticas de concordância nominal e verbal, pontuação(ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regrasortográficas. (EAJAMA0542) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões. |
Professor | Charles Gomes da Silva |
Instituição Educacional | Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro/ Donata Monteiro da Motta |
CRE | Bretas |
EAJA –Educação Ambiental e Saúde – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries