You are currently viewing Imperialismo

Imperialismo

Esta atividade tem por objetivo conhecer e debater algumas das formas e consequências do imperialismo.

Algumas questões que sempre aparecem quando estamos estudando ou vemos algumas notícias são: “por que existem países ricos e outros pobres?”, “por que alguns países mantém controle sobre os outros?”. Vamos tentar entender um pouco mais como funciona o imperialismo e discutir algumas de suas consequências.


Atividade 1

Observe a imagem abaixo e leia o texto:


Fonte: https://polyp.org.uk/cartoons/wealth/polyp_cartoon_africa_unfair_trade_mining_minerals_gold.jpg

Durante muitos anos, os países centrais detiveram o monopólio bélico e, assim, mantiveram o controle dos países periféricos. Inicialmente o controle era efetivamente por meio da força militar, mas a modernidade trouxe formas mais sutis, como o controle econômico, através de empréstimos, e o controle ideológico, feito com material publicitário e cinematográfico. Isso é imperialismo.


Atividade 2

Agora debata com sua família quais as possíveis interpretações que essa imagem pode ter?


Atividade 3

O imperialismo de uma nação, por meio de vários mecanismos e ideias, procura expandir e dominar territorial, cultural ou economicamente outros país, podendo ser vizinhos ou distantes. Roma foi a precursora do modelo imperialista.

A partir do conceito de imperialismo apresentado, aponte países que você acredita que possuam práticas imperialistas com outras nações.


Atividade 4

Pesquise em jornais, revistas ou na internet ações dos países centrais em relação aos países periféricos (como por exemplo, que os Estados Unidos e alguns países europeus têm realizado com a América latina, África e Ásia).  Com essas informações, discutam com seus familiares as práticas que podem ser consideradas imperialistas e as de solidariedade entre as nações.


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0537) Compreender o conceito de Império na atualidade e comparar com o sentido de Império na Roma Antiga.
(EAJAHI0538) Compreender a formação de impérios por meio de interesses econômicos e domínios culturais.
Língua Portuguesa(EAJALP0510) Realizar leitura de pesquisas em fontes impressas e digitais.
(EAJALP0511) Conferir a fidedignidade das fontes selecionadas.