Esta atividade tem por objetivo conhecer e debater algumas das formas e consequências do imperialismo.
Algumas questões que sempre aparecem quando estamos estudando ou vemos algumas notícias são: “por que existem países ricos e outros pobres?”, “por que alguns países mantém controle sobre os outros?”. Vamos tentar entender um pouco mais como funciona o imperialismo e discutir algumas de suas consequências.
Atividade 1
Observe a imagem abaixo e leia o texto:
Fonte: https://polyp.org.uk/cartoons/wealth/polyp_cartoon_africa_unfair_trade_mining_minerals_gold.jpg
Durante muitos anos, os países centrais detiveram o monopólio bélico e, assim, mantiveram o controle dos países periféricos. Inicialmente o controle era efetivamente por meio da força militar, mas a modernidade trouxe formas mais sutis, como o controle econômico, através de empréstimos, e o controle ideológico, feito com material publicitário e cinematográfico. Isso é imperialismo.
Atividade 2
Agora debata com sua família quais as possíveis interpretações que essa imagem pode ter?
Atividade 3
O imperialismo de uma nação, por meio de vários mecanismos e ideias, procura expandir e dominar territorial, cultural ou economicamente outros país, podendo ser vizinhos ou distantes. Roma foi a precursora do modelo imperialista.
A partir do conceito de imperialismo apresentado, aponte países que você acredita que possuam práticas imperialistas com outras nações.
Atividade 4
Pesquise em jornais, revistas ou na internet ações dos países centrais em relação aos países periféricos (como por exemplo, que os Estados Unidos e alguns países europeus têm realizado com a América latina, África e Ásia). Com essas informações, discutam com seus familiares as práticas que podem ser consideradas imperialistas e as de solidariedade entre as nações.
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
História | (EAJAHI0537) Compreender o conceito de Império na atualidade e comparar com o sentido de Império na Roma Antiga. (EAJAHI0538) Compreender a formação de impérios por meio de interesses econômicos e domínios culturais. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0510) Realizar leitura de pesquisas em fontes impressas e digitais. (EAJALP0511) Conferir a fidedignidade das fontes selecionadas. |