You are currently viewing Identidade e o tempo

Identidade e o tempo

Existe uma relação direta entre tempo, história e identidade. Essa relação influencia na formação da nossa identidade. Você já escutou ou falou algo assim: “na minha época as coisas eram diferentes”? 

Hoje, vamos conhecer sobre as mudanças e permanências no tempo histórico e o que ele tem a ver com a nossa formação, com a nossa identidade.

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “O tempo”, de Bráulio Bessa. Convide seus familiares para assistir com você.

Atividade 2

Converse com seus familiares sobre esses assuntos: Você já parou para pensar o que é o tempo? 

Atividade 3

Faça uma reflexão sobre o seu tempo durante essa quarentena e como você tem utilizado esse tempo no seu dia a dia. Qual conclusão chegou?

Atividade 4

Agora, acesse o link e veja este outro vídeo sobre tempo comum e tempo histórico:  

Atividade 5

O que você entendeu sobre a diferença entre o tempo comum e o tempo histórico? Converse com seus familiares, explicando e exemplificando a diferença entre o tempo comum e o tempo histórico. 

Atividade 6

Agora, escreva no seu caderno exemplos de instrumentos que você utiliza para marcar o tempo. (Se quiser pode colar figuras, ou mesmo desenhar esses instrumentos)

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.(EAJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens…).(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico.
Língua Portuguesa(EAJALP0171) Participar de interações orais, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando e valorizando a fala do outro.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 4ª séries – Ética e Cidadania