You are currently viewing História – Revolução Francesa

História – Revolução Francesa

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Na França, no século XVIII, ocorreu uma revolução que foi o pontapé inicial da instauração de governos onde o poder é descentralizado. A Revolução Francesa, como ficou conhecida, é um dos mais importantes acontecimentos políticos do Ocidente, abriu caminho para as repúblicas. As mudanças foram tão grandes que os historiadores, a partir do século XIX, começaram a usar esse acontecimento como marco que inaugurou um novo tempo.

Questão 1

Eric Hobsbawm diz que a Revolução Francesa não teve um líder nem um programa estruturado, mas havia uma unidade no movimento revolucionário que era dada pelo consenso de ideias gerais da burguesia. Faça uma pesquisa para conhecer a trajetória histórica desse grupo burguês.

Questão 2

Escreva um parágrafo apontando a importância da Revolução Francesa na luta de independência das colônias americanas.

Questão 3

De que forma as influências da Revolução Francesa permanecem presentes ainda hoje?

Saiba mais

Revolução Francesa

Canal Anísio Filho. Revolução Francesa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ScqG4fBvFho> acesso em 03, jun. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0715) Compreender o movimento revolucionário francês relacionando-o às conquistas que influenciam o ocidente até os dias atuais.
(EAJAHI0716) Relacionar os direitos humanos atuais às ações decorridas na Revolução Francesa e/ou em sua consequência.
(EAJAHI0718) Relacionar a Revolução Francesa com a propagação de ideias contra o domínio de metrópoles europeias na América.
Referencial teóricoHOBSBAWM, Eric. A Revolução Francesa. Tradução Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, (Coleção Leitura).
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.