You are currently viewing História – Primeira Guerra Mundial

História – Primeira Guerra Mundial

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:WWImontage.jpg> acesso em 10, jun. 2022.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial aconteceu de 1914 a 1918. Foi uma disputa entre dois grupos de países: a tríplice aliança e a tríplice entente.

Por que a guerra aconteceu?

Foi uma guerra imperialista motivada pelas disputas entre as potências europeias por colônias na África e na Ásia. Na Europa, em 1871, a Alemanha venceu a França pelo controle da Alsácia-Lorena, região rica em carvão.

Outro fator foi o sentimento nacionalista. Por exemplo, a Rússia defendia o pan-eslavismo, a Alemanha defendia o pan-germanismo.

As alianças

Em 1882, a Alemanha concluiu a formação da Tríplice Aliança com o Império Austro-Húngaro e a Itália. Em 1907, Inglaterra, França e Rússia criaram a Tríplice Entente.

Os dois grupos previam que em caso de um de seus membros ser atacado os demais deveriam sair em sua defesa. Iniciou-se um período chamado de Paz Armada.

A guerra eclodiu quando o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado por um nacionalista sérvio. A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914. A Rússia saiu em defesa da Sérvia pois se tratava de um povo eslavo. A Alemanha declarou guerra à Rússia e à França. A Inglaterra declarou guerra à Alemanha em apoio à França. O Império Otomano declarou guerra à Rússia. A Itália descumpriu o acordo da Tríplice Aliança e se declarou neutra e, em 1915, aderiu à Tríplice Entente.

Costuma-se dividir a guerra em três períodos

O primeiro, vai de 1914 a 1915, é conhecido como guerra de movimentos. A Alemanha lutou em duas frentes: na ocidental contra a França e na oriental contra a Rússia.

Tem início, então, o segundo período conhecido como guerra de trincheiras. Ele durou até o início de 1918. Franceses e alemães cavaram centenas de quilômetros de trincheiras se postando frente a frente e sem que nenhum dos dois conseguisse arrancar o adversário de suas posições.

A experiência da trincheira foi descrita pelos registros da época como um dos capítulos mais horrorosos da guerra.

O ano de 1917 marcou o início do terceiro período com a entrada dos Estados Unidos na guerra e a saída da Rússia. Os Estados Unidos lucraram muito vendendo armas, navios, aviões, remédios, uniformes, alimentos para a Inglaterra e a França. Com a possibilidade da vitória alemã, decidiram entrar na guerra reforçando o front inglês e francês. Isso foi decisivo para a vitória da Entente.

Em 11 de novembro de 1918 o governo alemão assinou o armistício.

O pós-guerra

França e Inglaterra rejeitaram a proposta de Wilson, presidente dos Estados Unidos, que tinha por objetivos uma paz sem vencedores e vencidos. Em janeiro de 1919 aconteceu em Paris uma reunião com os representantes dos países que participaram dos conflitos, eles assinaram o Tratado de Versalhes. Impuseram à Alemanha punições severas e indenizações altíssimas.

Houve mudanças no mapa da Europa. O Império Austro-Húngaro deixou de existir, surgindo em seu lugar Áustria, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Polônia. O império Otomano foi reduzido à atual Turquia surgindo Iraque, Síria, Líbano, Palestina e Transjordânia.

Os países europeus saíram destruídos da guerra. Calcula-se em torno de 30 milhões o número de mortos. Muitos soldados sobreviventes voltaram traumatizados, cidades foram destruídas e fábricas fechadas. Os Estados Unidos, ao contrário, lucraram bastante tornando-se a maior potência industrial e financeira do mundo.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A alternativa correta quanto ao que motivou a Primeira Guerra Mundial é:

(A) O Tratado de Versalhes e o governo alemão.

(B) A paz armada e as armas sofisticadas.

(C) O imperialismo e o nacionalismo.

(D) O capitalismo e o comunismo.

QUESTÃO 2

Marque a alternativa que contém um desdobramento da Primeira Guerra Mundial.

(A) Tríplice Aliança e Tríplice Entente.

(B) Surgimento de novos países na Europa.

(C) Guerra de trincheiras.

(D) Guerra de movimentos.

QUESTÃO 3

Escreva um parágrafo sobre as consequências produzidas pelo Tratado de Versalhes.

QUESTÃO 4

Assista ao vídeo da seção “Saiba Mais” e responda: de que forma a Primeira Guerra Mundial contribuiu para a mudança no papel social das mulheres?

Saiba mais

Primeira Guerra Mundial e o papel social das mulheres

Canal Anísio Filho. A Primeira Guerra Mundial e o papel social das mulheres. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SgyGF5loybQ> acesso em 10, jun. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0617) Relacionar a expansão imperialista no final do século XIX e início do século XX com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.
(EJAHI0618) Compreender a Primeira Guerra Mundial, seus desdobramentos políticos, econômicos e sociais.
(EJAHI0619) Analisar como a Primeira Guerra influenciou profundas transformações no papel social das mulheres no ocidente.
Referencial teórico:A PRIMEIRA Guerra Mundial trouxe uma grande mudança para as mulheres. Disponível em <https://istoe.com.br/a-primeira-guerra-mundial-trouxe-uma-grande-mudanca-para-as-mulheres/> acesso em 02 de novembro de 2021.
VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.