You are currently viewing História – Povos da América Latina

História – Povos da América Latina

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Ritual de passagem. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ritual_de_passagem.pdf> acesso em 23, mar. 2023.

POVOS DA AMÉRICA LATINA

Veja esta situação:

Só na América Latina são mais de 800 povos originários. Como caracterizar suas formas de organização social sem produzir estigmatização? É preciso fazer um recorte. Vamos construir uma visão panorâmica sobre estes povos a partir do tema das línguas indígenas.

Mas antes, o que é um povo indígena? O Convênio 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) leva em consideração o reconhecimento da identidade, a origem comum, a territorialidade e a dimensão linguística e cultural (CEPAL, 2014). A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) acrescenta o respeito à autodeterminação: que os povos e pessoas indígenas se definam como tais (CEPAL, 2014).

Um panorama sobre a América Latina

Relatório da CEPAL aponta a existência de 45 milhões de indígenas na América Latina, em 2010, distribuídos de forma heterogênea. México tem 17 milhões de indígenas e Peru 7 milhões; no outro extremo, Costa Rica e Paraguai têm pouco mais de 100 mil e Uruguai tem quase 80 mil.

São 826 povos. Os países com maior número são o Brasil com 305 povos, Colômbia com 102, Peru 85, México 78; com menos povos estão Costa Rica e Panamá 9 povos, El Salvador 3 e Uruguai 2 povos.

Há grande diversidade demográfica. Em países como Bolívia, México, Guatemala e Peru há povos que superam 1,5 milhão de pessoas. Mas há países com povos vivendo uma fragilidade demográfica. No Brasil, 70 povos têm menos de 100 pessoas; na Bolívia, em 2013, 13 dos 39 povos estavam ameaçados em sua sobrevivência física e cultural; na Colômbia, 35 povos estavam em risco de desaparecimento cultural ou físico; no Peru, em 2007, três povos tinham menos de 50 pessoas cada um, 11 povos amazônicos tinham entre 50 e 200 pessoas (CEPAL, 2014).

Diversidade linguística

Em 2019, o número de línguas indígenas foi estimado em 567 (IPHAN, 2020). Mas o quantitativo de falantes de cada uma é baixo. Na região dos Andes, vive-se uma situação diferente. Quatro línguas são faladas por quase 8 milhões de pessoas. Mas na maioria dos casos elas são faladas por populações menores que 5 mil pessoas.

As línguas faladas pelos povos indígenas da América Latina estão distribuídas em 99 famílias linguísticas – é o maior número de famílias no mundo. A família arawak, por exemplo, reúne mais de 40 línguas faladas em 17 países (IPHAN, 2020).

Somente 30 línguas não pertencem a nenhuma família. Mais de 100 línguas são faladas em mais de um país – o quechua, por exemplo, possui falantes em 6 países. O maior número de línguas indígenas encontra-se na Amazônia – por volta de 280 – e o menor número nos Andes – 7 línguas. As regiões dos Andes e da Mesoamérica concentram mais de 80% dos falantes de línguas indígenas.

Apesar de divergências nos números, os países com a maior diversidade linguística da América Latina são: Brasil (180), México (68), Colômbia (65), Peru (48), Venezuela (37) e Bolívia (33). Os países com menor diversidade linguística são: Guiana Francesa (6), Honduras (6), Nicarágua (6), Suriname (5), Belize (4), El Salvador (1) (IPHAN, 2020).

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Na região amazônica está o maior número de línguas indígenas na América Latina. Entretanto, esta região não está entre as que possuem números expressivos de falantes dessas línguas. Isso significa que:

(A) Cada língua indígena da região amazônica corre perigo de desaparecer.

(B) Cada língua indígena da região amazônica possui poucos falantes.

(C) Cada língua indígena da região amazônica extrapola os limites regionais.

(D) Cada língua indígena da região amazônica possui muitos falantes

QUESTÃO 2

Na região dos Andes se encontra o menor número de línguas indígenas. Ao mesmo tempo, esta região, junto com a Mesoamérica, abriga 80% dos falantes das línguas indígenas na América Latina. Ou seja…

(A) As línguas indígenas nos Andes estão em processo de reconhecimento.

(B) As línguas indígenas nos Andes são o resultado de milênios de história.

(C) As línguas indígenas nos Andes caracterizam-se por terem muitos falantes.

(D) As línguas indígenas nos Andes correm risco de desaparecerem.

QUESTÃO 3

Quais os critérios usados para definir um povo indígena?

QUESTÃO 4

Como você avalia o fato de existirem povos vivendo em estado de fragilidade demográfica, ou seja, correndo risco de desaparecerem?

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0508) Identificar as diversas formas de organização social da África subsaariana e povos originários da América.
Referencial teórico:CEPAL, Comissão Econômica para América Latina e Caribe. Os Povos Indígenas na América Latina: Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos. Santiago, Chile: CEPAL, 2014. Disponível em: <https://repositorio.cepal.org/handle/11362/37773> acesso em 20, mar. 2023.
IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Diversidade linguística indígena: estratégias de preservação, salvaguarda e fortalecimento. Dados eletrônicos (1 arquivo PDF). Brasília: IPHAN, 2020. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/diversidade_linguistica_indigena_estrategias_de_preservacao_salvaguarda_fortalecimento2.pdf> acesso em 20, mar. 2023.