You are currently viewing História – Populismo

História – Populismo

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/atril-pol%C3%ADtico-pol%C3%ADtica-3278115/> acesso em 07, jun. 2023.

POPULISMO

Veja esta situação:

Fortunato Pompeo era um grande homem. Ainda me lembro do seu último discurso como político. Ele disse: “Tudo o que fiz, se foi certo ou errado eu não sei, o que sei é que fiz pensando no bem do povo”. E foi mesmo, aquilo é que era homem bom!

O populismo é um conceito que se refere a um conjunto de práticas políticas justificadas num apelo ao povo. Tal apelo fica bem claro na fala de nosso personagem acima.

O populismo no uso comum

Trata-se de um conceito bastante controverso, que está presente tanto no espaço acadêmico de história e ciências sociais quanto na cultura política nacional. A historiadora Ângela Gomes lembra que ele é questionado no meio acadêmico, mas no uso corrente da sociedade tem um significado preciso:

são populistas os políticos que enganam o povo com promessas nunca cumpridas ou, pior ainda, os que articulam retórica fácil com falta de caráter em nome de interesses pessoais.

(GOMES, 1996, p. 32).

Contexto de elaboração do conceito

Ângela Gomes mostra que o conceito de populismo começou a ser formulado nas ciências sociais brasileiras em meados dos anos 1950. Neste período, a América Latina vivia uma fase de transição entre uma economia dependente de base agrário-exportadora para uma economia moderna de expansão urbano-industrial.

O interesse de cientistas sociais em construir análises sobre a estrutura do poder nacional era recente. No início dos anos 1950, um grupo de intelectuais começou um movimento que resultou na publicação da revista Nosso Tempo, onde desenvolveu a ideologia do nacional-desenvolvimentismo; buscava formular uma interpretação para a crise nacional e mobilizar as forças progressistas para promover reformas de base. O surgimento do populismo na política brasileira é um dos principais problemas na agenda.

Definição

Um artigo publicado em 1954 analisava a ascensão do político paulista Adhemar de Barros. Ele apontava três condições para a emergência do populismo.

1. É uma política de massas, vinculado à proletarização dos trabalhadores na sociedade moderna. Os trabalhadores não adquiriram consciência e sentimento de classe, não têm consciência das relações de espoliação que vivem.

2. É associado a certa conformação da classe dirigente que perdeu representatividade e poder.

3. Além dessas duas condições mais amplas, é preciso o surgimento de um líder, um homem carregado de carisma capaz de mobilizar as massas.

O populismo, então, é uma prática que envolve esses três elementos: um proletariado sem consciência de classe; uma classe dirigente em crise de hegemonia; e um líder carismático.

Para os intelectuais dessa época, o populismo teria origem desde os anos 1940, com o getulismo.

Depois do golpe de 1964, a principal agenda dos intelectuais que buscam entender o Brasil passa a ser responder à pergunta: quais foram as razões do golpe? Tais causas teriam raízes no esgotamento do populismo. Desenvolve-se, então, uma periodização precisa. Ele inicia em 1930 com o movimento militar liderado por Getúlio Vargas e se encerra em 1964 com o movimento militar que depôs João Goulart.

O conceito em movimento

Tal definição foi problematizada, rejeitada, ampliada depois por autores das décadas seguintes, mas ela constitui o populismo na sua versão clássica.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O personagem fictício Fortunato Pompeo afirmou: “tudo o que fiz, se foi certo ou errado eu não sei, o que sei é que fiz pensando no bem do povo”. O trecho dessa fala que nos permite classificá-lo como populista é:

(A) “Se foi certo ou errado eu não sei”.

(B) “Tudo o que fiz”.

(C) “Fiz pensando no bem do povo”.

(D) “O que sei é que fiz”.

QUESTÃO 2

O narrador da situação apresentada no início do texto conclui a sua impressão sobre Fortunato Pompeo afirmando: “aquilo é que era homem bom!”

Esta fala expressa a seguinte característica do populismo apresentada no texto:

(A) Certa conformação da classe dirigente que perdeu representatividade e poder.

(B) Os trabalhadores não adquiriram consciência e sentimento de classe.

(C) Proletarização dos trabalhadores na sociedade moderna.

(D) Inicia em 1930 com o movimento liderado por Vargas e encerra em 1964 com o movimento que depôs Jango.

QUESTÃO 3

Cite o momento histórico e suas características em que o conceito de populismo começou a se formar no Brasil.

QUESTÃO 4

Você conhece algum político populista? Anote algumas práticas deste político que fazem você considerá-lo um populista.


Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0626) Caracterizar o populismo clássico, destacando seus aspectos definidores e o contexto em que surgiu.
Referencial teórico:GOMES, Ângela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito. In: Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n°. 2, p. 31-58, 1996.