You are currently viewing História – Patrimônio material e imaterial.

História – Patrimônio material e imaterial.

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – História – Patrimônio material e imaterial. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Museu_de_Arte_Sacra_da_Boa_Morte_01.jpg>. Acesso em: 09 de Agosto de 2021.

Esta aula apresenta o conceito de patrimônio material e imaterial definido na Constituição de 1988, no IPHAN e na UNESCO.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Patrimônio material e imaterial.

5ª SÉRIE | Eaja |HISTÓRIA| PROF.: ANÍSIO FILHO

Patrimônio material e imaterial

Patrimônio material e patrimônio imaterial, você sabe o que é isso? Digamos que você fosse participar de um festival no exterior e tivesse que escolher alguma coisa – uma manifestação cultural, um símbolo, uma imagem, etc. – para apresentar lá que representasse o estado de Goiás e outra coisa que representasse o Brasil. O que você levaria? Isso tem tudo a ver com nosso patrimônio cultural.

Patrimônio material e imaterial

Patrimônio é um conjunto de bens, cuja etimologia remete à herança paterna. Em seu sentido figurado é considerado uma herança comum, transmitida de uma geração para outra, seu valor é reconhecido e deve ser protegido e preservado.

O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que uma sociedade produziu e tem valor como representativo do grupo. A Constituição Federal de 1988 define o patrimônio cultural brasileiro como constituído por bens de natureza material e imaterial, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira. Isso abrange formas de expressão; modos de criar, fazer e viver; criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico (BRASIL, 2021).

O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é o órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro – é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo. O patrimônio material, para o IPHAN, compõe-se de um conjunto de bens culturais de várias naturezas: arqueológica, paisagística e etnográfica, histórica, belas artes e artes aplicadas. Os bens materiais podem ser imóveis: cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos, bens individuais; ou móveis: coleções arqueológicas, acervos dos museus, de documentos, de bibliotecas, de arquivos, de vídeos, fotografias e cinema (PATRIMÔNIO, 2021b).

Ainda de acordo com as definições do IPHAN, o patrimônio imaterial refere-se a “práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas) (PATRIMÔNIO, 2021a).” Para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o patrimônio imaterial é composto pelas “práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural (PATRIMÔNIO, 2021a).”

Em resumo…

O patrimônio cultural de um povo é tudo aquilo que ele produziu, seja material ou imaterial, e que esse povo reconhece como representativo de si mesmo. Quando você pensa em alguma coisa que simboliza o estado de Goiás, por exemplo, você está recorrendo ao patrimônio cultural goiano.

Atividade

Questão 1 – No texto acima, há alguma palavra que você não sabe o significado? Faça uma pesquisa no dicionário para encontrar o significado dessas palavras.

Questão 2 – Clique neste link: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1614/ para você conhecer as manifestações culturais que fazem parte do patrimônio imaterial dos estados do Centro-Oeste brasileiro, registrados pelo IPHAN. Anote em seu caderno os bens que compõem o patrimônio imaterial de Goiás.


Eaja – Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0512) Conhecer o conceito de patrimônio material e imaterial.
Referências BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao.htm> Acesso em 09 de agosto de 2021.
O IPHAN. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br /pagina/detalhes/872> Acesso em 09 de agosto de 2021.
PATRIMÔNIO imaterial. <http://portal.iphan.gov.br/pagina /detalhes/234> acesso em 09 de agosto de 2021a.
PATRIMÔNIO material. <http://portal.iphan.gov.br/pagina/ detalhes/276> acesso em 09 de agosto de 2021b.
REGIÃO Centro-Oeste: bens registrados nos estados. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1614/> Acesso em 10 de agosto de 2021.