You are currently viewing História – Os indígenas na conquista espanhola

História – Os indígenas na conquista espanhola

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA

Massacre do templo maior. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Matanza_templo2.jpg> acesso em 10, mai. 2023.

Os indígenas na conquista espanhola

A conquista da América pelos espanhóis gerou um processo de desestruturação em todos os níveis das sociedades nativas.

Declínio demográfico

Houve uma grande diminuição da população indígena. Embora haja debates sobre as estatísticas no período pré-colombiano, os números apresentados pelo historiador Nathan Wachtel dão a dimensão da catástrofe.

No México e nos Andes

AnoPopulação
151925 milhões
153216,8 milhões
15486,3 milhões
15682,65 milhões
15801,9 milhões
Fonte: WACHTEL, 2004, p. 201

AnoPopulação
153010 milhões
15602,5 milhões
15901,5 milhões
Fonte: WACHTEL, 2004, p. 201.

O principal motivo foram as doenças. Ao longo do século XVI, ocorreram várias epidemias.

Além delas, a conquista foi um período de opressão sanguinária. A taxa de mortalidade masculina cresceu em excesso, aumentaram os suicídios e as práticas de aborto e diminuiu a taxa de natalidade.

Desestruturação social

A conquista espanhola desorganizou as bases das relações sociais na região dos Andes.

A unidade social básica era o ayllu, formado por grupos de parentesco que possuíam coletivamente um território. Um grupo de ayllus formava uma metade, algumas metades formavam um grupo étnico. O Estado Inca era o ápice dessa estrutura de unidades entrelaçadas, apoiado na hierarquia dos curacas, senhores locais.

No ayllu, cada chefe de família podia pedir a parentes e vizinhos que o auxiliassem a cultivar sua terra; em troca, devia oferecer-lhe alimento e chicha, e auxiliá-los quando lhe pedissem. Essa ajuda mútua era o fundamento ideológico e material de todas as relações sociais. Estava entre os membros do ayllu, dentro das metades e dos grupos étnicos, no serviço de um curaca e no serviço do Inca. A reciprocidade ia, gradualmente, se tornando hierárquica e desigual na passagem de um nível ao outro.

Com a invasão espanhola, as estruturas do Estado ruíram e as instituições locais persistiram deslocadas do contexto que lhes deu sentido. A sociedade dos Andes entrou num processo de fragmentação. Os vínculos de reciprocidade entre os senhores das metades sobreviveram. No nível dos ayllus houve um colapso total.

No Peru colonial as metades constituíam unidades para pagamento de tributos, seus senhores ocupavam posição estratégica e formavam um dos eixos da organização colonial. Frequentemente usavam essa posição para fazerem seus súditos realizarem serviços alheios à estrutura de vínculos tradicionais.

Novas ideias

A religião vinculada à estrutura do Estado Inca desapareceu. Os cultos locais eram realizados de modo mais ou menos ilícito; os indígenas tiveram que desistir de suas festas importantes e práticas chocantes para os espanhóis. Os templos eram destruídos, os códices queimados e os sacerdotes perseguidos.

A vida cotidiana foi modificada com regras cristãs de casamento e enterro dos mortos. A educação de crianças na religião cristã criou um conflito de gerações.

No México, a derrota significava que os deuses tinham perdido seu poder sobrenatural, só restava aos indígenas morrer. Nos Andes, a morte do Inca significava a destruição da ordem do universo.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual o principal motivo que causou o declínio demográfico da população indígena da América a partir da colonização espanhola?

(A) As guerras.

(B) As migrações.

(C) As doenças.

(D) O excesso de trabalho.

QUESTÃO 2

A conquista da América pelos espanhóis representou para a população indígena:

(A) A criação de uma vida baseada na reciprocidade.

(B) A desestruturação em todos os níveis da vida.

(C) O crescimento demográfico sem precedentes.

(D) A valorização das suas concepções religiosas.

QUESTÃO 3

A partir da leitura do texto, quais os impactos da conquista espanhola para as populações indígenas da América?

QUESTÃO 4

De que forma a conquista espanhola impacta a vida dos povos indígenas americanos ainda hoje?

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0517) Analisar os diferentes impactos da conquista espanhola da Mesoamérica para as populações locais.
Referencial teórico:WACHTEL, Nathan. Os índios e a conquista espanhola. In: BETHELL, Leslie (ORG). História da América Latina: América Latina Colonial, volume 1. Tradução Maria Clara Cescato. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004.