You are currently viewing História – Os bandeirantes

História – Os bandeirantes

Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – História – Os bandeirantes. Disponível em: <http://worldmaximum.blogspot.com/2013/11/dia-do-bandeirante.html>. Acesso em: 01 de Dezembro de 2021.

Esta aula é uma continuação do tema da aula anterior que tratou da formação do território da América Portuguesa a partir dos tratados de Tordesilhas e de Madri. Agora, voltamos a atenção para a importância da atuação dos bandeirantes nesse processo.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Os bandeirantes

HISTÓRIA| Eaja | 7ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

Os bandeirantes

Os tratados de Tordesilhas e de Madri foram importantes marcos na configuração do território português na América e na formação do atual território do Brasil. O tratado de Madri se fez necessário porque os portugueses desrespeitaram os limites estabelecidos pelo tratado de Tordesilhas. A ocupação portuguesa avançou pelo interior do território movida principalmente pela caça ao índio e pela busca por minas de ouro e prata. Os paulistas tornaram-se especialistas nesse negócio. A partir do século XVIII, essas expedições ganharam o nome de bandeiras e seus realizadores passaram a ser chamados de bandeirantes.

A ação dos bandeirantes foi decisiva para levar os domínios portugueses para além dos limites definidos pelo tratado de Tordesilhas. Eles partiam da Vila de São Paulo de Piratininga em expedições que buscavam índios para escravizar.

“Os paulistas viajavam durante meses e até anos, quase sempre a pé, descalços, andando, como índios, com os pés esparramados e os artelhos virados para dentro, de modo a aliviar o cansaço e facilitar o ritmo da caminhada, invariavelmente em fila indiana” (Schwarcz, Starling, p. 178).

Durante o século XVII, inúmeras expedições de apresamento de indígenas cruzaram os sertões. Nestas andanças, os sertanistas paulistas encontraram ouro na região que veio a ser chamada de Minas Gerais, pois elas ocorriam de forma contínua numa extensa região.

As disputas pelo controle das minas e episódios como a guerra dos emboabas fizeram os paulistas continuarem sua ação pelos sertões. Foram também eles que descobriram o ouro em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Vila Boa, Goiás.

Enfim, além da descoberta de ouro, os bandeirantes estabeleceram a ocupação portuguesa em regiões como a de Mato Grosso, muito além dos limites estabelecidos inicialmente pelo tratado de Tordesilhas. Em 1750, quando se realizou o tratado de Madri, os portugueses ocupavam efetivamente grande parte da América do Sul.

Atividade

Questão 1 – Qual o principal objetivo das bandeiras?

Questão 2 – De que forma os bandeirantes contribuíram para a formação do território brasileiro?


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:(EAJAHI0632) Conhecer e analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio dos Tratados entre Portugal e Espanha e incursões dos bandeirantes e jesuítas.
Referências: SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.